O sábio e o povo: Ariano Suassuna dá aula para milhares de jacobinenses


Ginásio de Esportes Paulo Santos Gomes, de Jacobina, teve lotação numa noite em que o esporte deu lugar à sabedoria em sua plenitude
8/5/2012 21h26 - E o povo foi ouvir o sábio numa noite de terça-feira, 8 de maio de 2012, que irá entrar para a história de Jacobina. 
O mestre paraibano de João Pessoa, escritor com obras premiadas como O Auto da Compadecida, um grande sucesso do cinema nacional, premiou Jacobina com sua imensurável inteligência lapidada pela cultura que adquiriu ao longo de 84 anos de vida literarária: Ariano Suassuna pisou o solo da Cidade do Ouro para prestigiar o lançamento do livro "Histórias e Estórias", de Luciano Dantas.
Embaixador do Nordeste
Radicado em Recife, Ariano Suassuna apresentou nesta noite de terça-feira a mesma forma enfática na defesa da cultura nordestina, dando uma aula de brasilidade e de cidadania, sendo crítico com a mídia e com os artistas que estão violentando a nossa cultura e a formação da juventude brasileira.
O uso de gírias, de músicas e de temáticas norte-americanas, além da falta de incentivo à leitura por parte das autoridades deste País e tudo o mais que o deixa indignado, mas sem perder o bom-humor, mereceram a devida crítica.
Luciano Dantas
O brilho de Ariano Suassuna, o criador de genialidades como Chicó, João Grilo e outras figuras com sotaque nordestino, só serviu para iluminar o lançamento do livro "Histórias e Estórias", do jacobinense Luciano Dantas. 
Na noite foi lançado, não mais um livro, mas uma obra de literatura que já veio com dois sobrenomes na sua fonte de inspiração: Dantas e Suassuna. Corino Urgente