Eduardo Damasceno Silva, conhecido como Bel, preso em uma praia de João Pessoa, na Paraíba, no domingo (22), tinha dois mandados de prisão em aberto e ocupou a carta 6 de Ouros do Baralho do Crime da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA).
A ferramenta da pasta reúne informações dos homens mais perigosos da Bahia, para contar com a ajuda da população na prisão de foragidos através de denúncias anônimas.
Segundo informações da SSP-BA, Eduardo lidera uma facção com atuação nas cidades de Itacaré, Ilhéus e Itabuna, localizadas no sul da Bahia, e tinha conexão com um grupo criminoso do Rio de Janeiro. Armamentos e drogas são negociados com criminosos que atuam em comunidades do estado.
Foragido da Justiça, ele era suspeito de envolvimento com tráfico de drogas, armas e munições, homicídios, roubos, corrupção de menores e lavagem de dinheiro.
Eduardo foi preso por meio de uma operação do Grupo de Ações Táticas da Polícia Militar da Paraíba (Gate), após meses de investigação em conjunto da Força de Combate ao Crime Organizado na Paraíba e na Bahia.
Além da ordem de prisão, as equipes foram até um imóvel usado pelo suspeito e cumpriram também um mandado de busca e apreensão. Celulares, documentos e um veículo avaliado em R$ 200 mil foram encontrados na residência.
Líder de organização criminosa preso em Ilhéus
Outro homem suspeito de liderar uma facção criminosa na região sul da Bahia foi preso, nesta segunda-feira (23), em Ilhéus, em uma operação de inteligência da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO) Ilhéus, Polícia Militar (Cipe Cacaueira e TOR CIPRv - Itabuna) e Polícia Civil (DENARC).
Durante o cumprimento de mandado de busca e apreensão, um comparsa do homem atirou nas equipes e acabou atingido, após o confronto. O suspeito foi socorrido, mas não resistiu aos ferimentos.
Com eles foram apreendidos um fuzil calibre 5,56, explosivos, duas espingardas um revólver, carregador, munições, rádios comunicadores, porções de drogas e uma motocicleta.
Foragido da Justiça, o líder de facção foi apresentado na Delegacia Territorial de Itabuna e aguarda audiência de custódia.
Fonte: G1 / Foto: Reprodução