A coleta de lixo, que foi suspensa em Feira de Santana durante quase 48 horas, foi retomada no início da tarde deste domingo (22). A informação foi confirmada pela prefeitura e pela empresa que presta o serviço no município, após uma reunião entre representantes de ambas as partes, realizada pela manhã.
De acordo com a Sustentare, responsável pela limpeza urbana na "Princesa do Sertão", as atividades foram suspensas na noite de sexta-feira (20), devido ao atraso no repasse de pagamento previsto em contrato.
Por causa da paralisação, grandes quantidades de lixo se acumularam em diferentes pontos da cidade.
Conforme a Sustentare, a partir das 12h deste domingo, oito equipes iniciaram uma operação especial no Centro, que funciona em caráter especial até as 15h por causa do período natalino e registra grande movimento de pessoas.
Além disso, a empresa assegura que a programação dos trabalhos em feiras livres, realizado aos domingos em pontos como Sobradinho e Estação Nova, está mantido normalmente nas próximas horas. A Sustentare vai avaliar, ainda, a necessidade de uma operação especial nos bairros, na segunda-feira (23).
A empresa conta com 850 funcionários que fazem a limpeza em toda a cidade. Diariamente são coletadas 600 toneladas de lixo e, ao longo do mês, 18 mil toneladas de resíduos.
A produção da TV Subaé, afiliada da Rede Bahia em Feira de Santana, apurou que o problema com os repasses aconteceu durante todo o ano, no entanto, foi agravado desde o mês de setembro, com a suspensão total.
O superintendente da empresa, Sérgio Ojer, detalhou que neste mês a situação piorou, pela necessidade do depósito do décimo terceiro salário dos trabalhadores.
Em nota, a Prefeitura de Feira de Santana informou que foi "surpreendida com a interrupção da coleta e que a empresa foi notificada formalmente, através da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, para que retome o serviço imediatamente". O texto diz ainda que uma operação de limpeza foi acionada para reduzir os transtornos causados pelo acúmulo de resíduos.
Neste domingo, a gestão pública divulgou novo comunicado, dizendo que "reuniu-se com a empresa Sustentare para tratar sobre a interrupção dos serviços de coleta de lixo na cidade" e agradecendo a "compreensão da população".
Fonte: g1