A Feira Internacional de Turismo de Gramado (Festuris), no Rio Grande do Sul, simboliza para os gaúchos a retomada da indústria de viagens, após a crise climática no estado. O evento acontece no Serra Park, até este domingo (10), reunindo 15 mil profissionais do setor, em quatro dias de atividades. Um dos destinos mais procurados é o litoral baiano, que tem seus atrativos divulgados pela Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA).
Em um estande que retrata a diversidade de experiências oferecidas nas 13 zonas turísticas baianas, a Setur-BA recebe operadores e agentes de viagens de todo o país, que comercializam destinos do Nordeste. Com a proximidade do verão, a Bahia é o principal destaque da região, por praias premiadas internacionalmente, gastronomia única e manifestações culturais.
“Partindo do Rio Grande do Sul, nosso primeiro mercado é a Bahia. Os gaúchos gostam muito de lá. Temos um volume grande de pacotes, principalmente, para Porto Seguro, Itacaré, Ilhéus e Morro de São Paulo, mas vendemos também Salvador, Praia do Forte e Imbassaí. São famílias que procuram um resort perto da praia e de localidades que oferecem passeios”, relatou o diretor de produtos da operadora ViagensPromo, Rafael Ortiz.
A gaúcha Gabriela Becker, que trabalha com produção cultural, associada ao turismo, revelou a vontade de conhecer a capital baiana. “A Bahia chama a atenção pela diversidade de atrativos, de roteiros, e está na minha lista de destinos para visitar, mas não a trabalho. Quero começar por Salvador”.
“É gratificante ver que o trabalho de promoção do turismo baiano tem atraído mais gaúchos. Essa é uma tendência por todo o país. A Bahia vive a expectativa de um novo recorde de turistas, na alta temporada 2024/25”, ressaltou o gerente de mercado nacional da Setur-BA, Luiz Castro.
Recorde em Porto Seguro - Na Festuris, os gaúchos aparecem no grupo de brasileiros de diversos estados, além de argentinos, que irão passar o verão em Porto Seguro, na zona turística Costa do Descobrimento, no extremo sul baiano.
O destino ganhou novos voos, resultado do trabalho de captação de rotas, feito pelo Governo da Bahia, em parceria com empresas aéreas e o município. “A Azul está com mais de 40 voos nacionais para Porto Seguro, o destino com o maior número de linhas da companhia. Na malha internacional, temos as rotas da Argentina, sendo quatro regulares e uma fretada, e existe a possibilidade de dobrarmos esse número. Somente em janeiro, a cidade irá receber 1.068 voos, um recorde”, explicou o secretário de Turismo de Porto Seguro, Guto Jones, em visita ao estande da Setur-BA.