Fontes do governo brasileiro disseram sob reserva à CNN que não há perspectiva de que o acordo comercial entre Mercosul e União Europeia (UE) seja tratado no G20, que acontece nesta semana no Rio de Janeiro.
O próprio presidente Lula chegou a afirmar, em setembro, que havia a possibilidade de o acordo ser assinado durante o evento. Especulou-se que o primeiro encontro entre o chefe do Executivo e Javier Milei, presidente da Argentina, poderia levar a agenda à frente.
Segundo pessoas próximas à negociação, contudo, não há reuniões previstas sobre este tema “às margens” da Cúpula, e o governo não trabalha com a possibilidade de avançar com estes termos na ocasião.
As discussões sobre o acordo de livre comércio, porém, seguem acontecendo em nível técnico. Haverá uma rodada de negociações presenciais neste mês, em Brasília, com enviados do Mercosul e da UE.
A ministra da Agricultura francesa, Annie Genevard, já havia negado nos últimos dias a possibilidade de o tratado avançar no G20, enquanto reforçou a posição do país contra os termos do acordo.
Fonte: CNN