O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anuncia agenda em Manaus, capital do Amazonas, no dia 17 de novembro. Conforme divulgado na quinta-feira (7) pela secretária de Imprensa da Casa Branca, Karine Jean-Pierre, o líder americano visitará a Floresta Amazônica e se reunirá com líderes locais, indígenas e outros atores que trabalham na preservação e proteção do ecossistema.
Segundo o governo norte-americano, esta será a primeira visita oficial de um presidente dos Estados Unidos à região. Antes do comunicado oficial, Biden telefonou ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva para confirmar a viagem, que também inclui a participação dele na Cúpula de Líderes do G20, no Rio de Janeiro, nos dias 18 e 19. As informações são da Agência Brasil.
"No Rio de Janeiro, o presidente Biden se reunirá com o presidente Lula, à margem do G20, para reforçar a liderança dos EUA em direitos dos trabalhadores e crescimento econômico sustentável. Durante o evento, o presidente Biden destacará a proposta dos EUA para os países em desenvolvimento e liderará o G20 para trabalhar em conjunto no enfrentamento de desafios globais compartilhados, como a fome e a pobreza, mudanças climáticas, ameaças à saúde e a dívida dos países em desenvolvimento", informou Jean-Pierre, em declaração aos meios de comunicação.
Além do Brasil, Biden vai cumprir outra agenda na América Latina. A parada será em Lima, no Peru, de 14 a 16 de novembro, para se encontrar com a presidente do país andino Dina Boluarte, e participar da cúpula da Cooperação Econômica da Ásia-Pacífico (APEC).
Luta Contra a Fome
Durante a conversa com Lula, o presidente dos EUA confirmou ainda a decisão de seu governo em aderir à Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza, iniciativa do Brasil na presidência rotativa do G20. O projeto, lançado em julho, visa canalizar recursos para programas e projetos que visam ao enfrentamento a esses dois problemas persistentes no planeta.
Fonte: Bahia Notícias / Foto: Erin Scott