Negociação de cessar-fogo em Gaza será retomada


Os negociadores se reunirão novamente no Catar nesta sexta-feira (16) para buscar um acordo de cessar-fogo em Gaza que possa ajudar a evitar uma escalada regional.

A mais recente rodada de negociações entre Israel e os mediadores começou na quinta-feira (15) e deve ser retomada nesta sexta-feira (16) após as orações do meio-dia. Os mediadores disseram que estão informando o grupo militante palestino Hamas, que não está participando diretamente das negociações, sobre os acontecimentos.

Este é um trabalho vital. Os obstáculos restantes podem ser superados, e precisamos encerrar esse processo, disse o porta-voz de segurança nacional dos Estados Unidos, John Kirby, aos repórteres na Casa Branca.

Até o momento, meses de conversações intermitentes não conseguiram superar as divisões fundamentais, com Israel dizendo que a paz só será possível se o Hamas for destruído, e o Hamas afirmando que só aceitará um cessar-fogo permanente, e não temporário.

Durante a noite, as forças israelenses bombardearam alvos em toda a pequena e lotada Gaza e emitiram novas ordens para que as pessoas deixassem as áreas anteriormente designadas como zonas seguras para civis, afirmando que o Hamas as havia usado para disparar morteiros e foguetes contra Israel.

O conflito começou em 7 de outubro, quando combatentes do Hamas invadiram Israel, matando cerca de 1.200 pessoas e fazendo cerca de 250 reféns, de acordo com os registros israelenses.

A campanha militar de Israel em Gaza reduziu grande parte do território a escombros e matou mais de 40.000 palestinos, a maioria civis, segundo as autoridades de saúde palestinas. Israel afirma ter eliminado 17.000 combatentes do Hamas.

Fonte: CNN / Foto: Mahmoud Issa

Atenção: os artigos deste portal não são de nossa autoria e responsabilidade.
Nós não produzimos e nem escrevemos esse artigo qual você esta lendo.

Entenda: nosso site utiliza uma tecnologia de indexação, assim como o 'Google News', incorporando de forma automática as notícias de Jacobina e Região.
Nossa proposta é preservar a história de Jacobina através da preservação dos artigos/relatos/histórias produzidas na internet. Também utilizamos a nossa plataforma para combater a desinformação nas redes (FakeNews).

Confira a postagem original deste artigo em: https://www.jacobinanoticia.com.br/

Em conformidade com às disposições da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (Lei nº 13.709/2018) e às demais normas vigentes aplicáveis, respeitando os princípios legais, nosso site não armazena dados pessoais, somente utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência de navegação.