Após queda em pesquisas, Lula e ministros mudam estratégia nas redes


Após a reunião ministerial da última segunda-feira (18/3) e sob a pressão da piora na avaliação do governo em pesquisas de opinião, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e ministros de Estado passaram a adotar um novo tom nas redes sociais.

Esse novo tom pôde ser visto na terça-feira (19/3), quando as contas oficiais do presidente no X (antigo Twitter) e Instagram publicaram vídeo que foge do usual estilo institucional. Nele, Lula aparece de regata e shorts do Corinthians, alternando entre caminhada e corrida enquanto conversa com o público.

Outra mudança é a gravação com legendas. A estratégia deu resultado, e o vídeo teve cerca de 14 milhões de visualizações e 80 mil comentários, somadas as duas redes, o que é bem acima da média de engajamento das postagens de Lula.

Uma publicação semelhante havia sido feita em novembro. Nela, Lula aparece também de roupas atléticas, mas chutando uma bola após a cirurgia feita no quadril, em setembro. O impacto de 8 milhões de visualizações, apenas no X, do vídeo em clima “fitness”, como diz a legenda, havia sido o maior desde a cerimônia de posse, em janeiro.

Ministros respondem

A quarta-feira (20/3) nas redes sociais do governo seguiu o embalo obtido na terça, com o post da corrida do presidente. Ministros publicaram vídeos também com legendas, músicas e outras intervenções na tela para capturar mais atenção.

O ministro da Educação, Camilo Santana, e o líder do governo no Congresso, senador Randolfe Rodrigues (sem partido-AP), também publicaram vídeos se exercitando em resposta à publicação do presidente.

“Presidente Lula, seguindo seu exemplo, comecei o dia cuidando da saúde”, escreveu o ministro da Educação na legenda da postagem. A filmagem ainda contou com a participação do ministro dos Transportes, Renan Filho, que também fazia seu exercício matinal.

O chefe do Executivo reagiu à publicação: Isso, ministros. Exercícios físicos para termos ainda mais disposição para trabalhar pelo Brasil, comentou.

O resultado da estratégia pode ser visto nos números. A publicação de Camilo Santana no X alcançou mais de 120 mil visualizações, o maior índice do mês de março.

Já o ministro Carlos Fávaro apostou em uma linguagem mais jovem. O titular da Agricultura e Pecuária publicou uma montagem com um discurso do presidente, na qual ele fala que recebe constantes ligações de Fávaro para tratar da abertura de novos mercados. O vídeo simula as ligações de Fávaro, além de usar músicas, trazendo um ar de descontração.

Popularidade em queda

Pesquisas de opinião divulgadas no início de março apontam uma queda na aprovação do presidente Lula. O chefe do Executivo viu a popularidade cair, sobretudo entre mulheres e evangélicos. Esse último público foi impulsionado pelas declarações do petista sobre a ofensiva de Israel na Faixa de Gaza.

Além disso, um levantamento da consultoria Ativaweb mostrou que, apesar dos problemas na Justiça, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) ainda mantém o domínio nas redes sociais em comparação às páginas de Lula.

Segundo a pesquisa, Bolsonaro tem taxa de engajamento de 1,4%, contra 0,44% do atual presidente.

Fonte: Metrópoles

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