A ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, desembarcou em Ilhéus na manhã desta segunda-feira (22). O motivo da visita da ministra foi o conflito agrário entre ruralistas e o povo indígena Pataxó, ocorrido neste domingo (21), em Potiraguá, sul do estado.
Sonia Guajajara foi recebida pelos deputados Rosemberg Pinto (PT) e Valmir Assunção (PT) e logo após seguiu para a região de Pau Brasil, no Sudoeste da Bahia, onde a indígena Maria de Fátima Muniz, conhecida como Nega Pataxó, foi assassinada em confronto.
Além dela, seu irmão, o cacique Nailton Muniz, foi atingido no rim. Ele foi submetida a uma cirurgia no Hospital Cristo Redentor, em Itapetinga. Outros feridos chegaram a ser hospitalizados, mas não correm risco de morte.
Em nota, o Ministério diz que acompanha o caso desde que recebeu as primeiras informações e vem dialogando com o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), com o Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania, o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e a Secretaria de Segurança da Bahia.
Ainda na noite do último domingo (21), o governador Jerônimo Rodrigues (PT) já havia anunciado que dialogava com o próprio Ministério dos Povos Indígenas e outras pastas para traçar uma estratégia para conter o conflito entre indígenas e ruralistas.
Fonte: Bnews