A cidade de Medeiros Neto, no extremo sul da Bahia, registrou alagamentos por causa da forte chuva que atingiu o município. Desde sexta-feira (16) que moradores fazem imagens mostrando enxurradas e ruas tomadas pela água. A situação piorou neste domingo (18).
Quarenta pessoas estão desabrigadas e 22 desalojadas. No sábado (17), segundo a Defesa Civil da cidade, choveu 100 milímetros em Medeiros Neto.
Durante a madrugada moradores fizeram vídeos para mostrar as ruas tomadas pela água e até o aumento no nível do Rio Água Fria, que corta a cidade e que transbordou na última sexta-feira.
Em uma das imagens deste domingo foi possível ver que somente um caminhão conseguiu passar por uma rua de Medeiros Neto que foi tomada pela água. Alguns imóveis também registraram alagamentos.
Em 2021, as chuvas na região fizeram com que o nível da água aumentasse o que deixou a cidade debaixo d'água. Na sexta, um ano depois da tragédia, moradores de algumas regiões precisaram sair de suas casas novamente após receberem orientações da Defesa Civil. Uma creche da cidade serve de abrigo para famílias que não têm para onde ir.
A previsão é que a chuva fique ainda mais forte em Medeiros Neto, isso porque está chovendo em locais de Minas Gerais que interferem diretamente no volume de água do rio que banha a cidade do extremo sul baiano.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a segunda-feira (19) será de muitas nuvens com pancadas de chuva e trovoadas isoladas. A temperatura mínima será de 20ºC e a máxima de 28ºC. A previsão ainda aponta que a semana inteira deve ser de chuva na cidade.
Por g1