O Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol da Bahia (TJDF-BA) determinou, nesta quarta-feira (27), a suspensão preventiva do presidente do Jacobinense, pastor Marcos Manassés, por 30 dias e a interdição imediata do estádio José Rocha, onde o clube manda seus jogos. O motivo é a confusão registrada no local durante o confronto entre Jacobinense e Juazeiro, no último sábado (23), pela semifinal da Série B do Baianão.
Na ocasião, Manassés e membros da diretoria do Azulão partiram para cima de membros do Juazeiro após o goleiro do time reclamar dos sistema de irrigação do José Rocha (matéria aqui). O presidente do Tricolor das Carrancas, Ney Alves, saiu com o olho roxo.
Um Boletim de Ocorrência policial foi registrado na 1ª Delegacia Territorial, em Jacobina. O pedido de suspensão preventiva foi feito pela Procuradoria do TJDF-BA, e alega também a falta de segurança para a realização de jogos no estádio. O filho de Marcos, Felipe Manassés, diretor do Jacobinense, também foi suspenso.
"Afigurando-se repulsivos e de ampla gravidade os atos infracionais, recebo a denúncia constante do bojo da prefacial, já que cumpre os requisitos e pressupostos processuais, determinando-se à Secretaria deste Tribunal que cumpra as providências para o seu processamento de forma célere, e defiro a medida pleiteada pela Procuradoria para aplicar a suspensão preventiva aos denunciados", pontuou o presidente do Tribunal, Luiz Gabriel Batista Neves.
O magistrado também determinou que a próxima partida do Jacobinense aconteça em distância superior a 100 quilômetros da cidade de Jacobina, "com base no art. 64, §1º, do Regulamento Geral de Competições da CBF [Confederação Brasileira de Futebol]".
O Jacobinense disputará a final da Série B do Baianão, contra o Itabuna. O jogo de ida está marcado para o próximo domingo (31), às 14h45, no estádio Pedro Caetano, em Ipiaú. A volta será no dia 6 de agosto, às 14h45. Como o José Rocha foi interditado, o local ainda será definido. As duas equipes já garantiram acesso para a Série A estadual do ano que vem.
Vídeo da confusão:
Por Glauber Guerra / Nuno Krause / Bahia Notícias