Prefeitura de Gavião decreta ‘lockdown’ por 24h e aumenta isolamento para 51,7%


A prefeitura de Gavião, município localizado na Bacia do Jacuípe, determinou a implantação de um “lockdown” nesta terça-feira (26), fechando todo o comércio local por um dia, com exceção de farmácias. 

O decreto, assinado pelo prefeito Raul Moura Jr., o Raulzinho (PSD), chamou a atenção porque Gavião, conforme boletim divulgado pela própria prefeitura, não possui nenhum caso confirmado ou suspeito da Covid-19. 

Entretanto, na última quarta-feira (20), Gavião apareceu entre os municípios de menor índice de isolamento social no estado, com 29,3% (veja aqui), o que acendeu o sinal de alerta na gestão municipal. 

Em decretos, assinados entre quinta (21) e sexta (22), a gestão municipal suspendeu os alvarás de funcionamento de todas as barracas às margens da BR-324, que atravessa o município, e determinou o fechamento de templos religiosos por um período de 15 dias, sugerindo a realização de cultos pela internet. 

As medidas deram resultado e Gavião subiu seu índice de isolamento para 51,7% nesta terça, segundo dados do governo estadual. A prefeitura aproveitou as ruas vazias na terça-feira para realizar um trabalho de desinfecção das vias do município, como prevenção à proliferação do novo coronavírus.

Por Lula Bonfim