Um ano se passou desde que o país foi ‘varrido’ por uma onda que resultou na eleição do presidente Jair Bolsonaro (PSL) e todos agora se preparam para um reencontro na disputa pelas prefeituras e câmaras em todas as cidades brasileiras em 04 de outubro do próximo ano.
A primeira eleição depois da onda de 2018 vai ser marcada por algumas mudanças significativas e a principal delas é o fim das coligações na disputa proporcional, mas permanecem para majoritária, ou seja, para o executivo, continuam permitidas.
Com a ideia de se formar uma grande frente de oposição com a possível coligação para majoritária, líderes políticos do PTB, PSB, PPS, PSD e PRT de Capela do Alto Alegre, município localizado no território do Jacuípe, criaram um grupo denominado de “Renova Capela” e apresentaram os nomes de Orisvaldo Santos de Araújo (sem partido), Valmir Emílio (PSD), Jamile Lima (PPS) e Iraesto Moreira (sem partido).
Os quatros se encontraram no último domingo, dia 17, e deferiram que dentre eles sairá o candidato a prefeito e vice, “ marcharemos unidos com o objetivo de derrotar o atual prefeito e fazer uma gestão que melhore vida dos nossos munícipes, a exemplo daquelas realizadas pelo meu pai (Osvaldo Fernandes, conhecido por Vavá)”, falou Orisvaldo Santos.
Os nomes de Valmir, Jamile Lima e Iraesto Moreira, vinham sendo citados desde surgimento do movimento “Renova”, porém eles foram unânimes ao falar ao CN que o surgimento do nome de Osrisvaldo reforçou a luta da oposição. O ex-prefeito Arismario Gomes (PDT) e a ex-primeira dama Seridiane Mascarenhas também participaram do encontro.
Seridianny estava acompanhada do cirurgião plástico Milton Falcão e falou que o CN que não irá medir esforços para fortalecer esse movimento. “Gosto desta cidade, deste povo e sei que este grupo vai ajudar no desenvolvimento desta terra”, falou Seridianny.
Neste mesmo encontro foram apresentadas as pessoas que desejam se candidatar a vereador no próximo ano, mas sem a definição dos partidos.
Claudinei Xavier Novato, atual prefeito, conhecido por Dr. Ney, foi vereador e presidente da Câmara e disputou pela primeira vez a prefeitura em 2008 e tentou a reeleição em 2012, sendo derrotado. Em 2016 disputou pela terceira vez ao mandato de prefeito, sendo eleito com 55,17% dos votos válidos.
Na história de Capela do Alto Alegre, só Dr. Ney e Osvaldo Fernandes (falecido), foram eleitos duas vezes prefeito.