Jacobina terá o segundo Centro de Parto Natural do estado
Duzentos partos por mês! Este é o número da capacidade de atendimento do Centro de Parto Natural (CPN) de Jacobina, equipamento de saúde que está sendo construído nas dependências do Hospital Municipal Antônio Teixeira Sobrinho (HMATS).
Com investimentos na ordem de R$ 1.300.000,00, recursos do Ministério da Saúde (MS) com contrapartida da Prefeitura de Jacobina, a obra física do CPN deve ficar pronta até o dia 31 de agosto. O CPN de Jacobina será o segundo do estado. Além do município, apenas Salvador tem o equipamento de saúde.
Recentemente, a obra já foi vistoria por uma arquiteta do Ministério da Saúde. A profissional elogiou o andamento da obra e o compromisso da gestão municipal. “Diferente de Jacobina, muitos municípios acabaram devolvendo a verba ao Governo Federal”, disse a arquiteta.
Para o prefeito Rui Macedo a implantação do CPN é muito importante no incremento à saúde dos jacobinenses. “Com esta unidade de saúde, as mães e os bebês terão um atendimento especial, onde em local específico, o parto normal será valorizado, dando maior conforto para as famílias de nossa cidade”, disse.
Além do CPN, o município está prestes a entregar à população a UTI Neonatal com leitos intermediários e leitos canguru, também sendo instalado/construído nas dependências do Hospital Municipal.
“A saúde em Jacobina tem se desenvolvido dia após dia. Temos buscado, cada vez mais, parcerias para implementar, melhorar e humanizar os serviços oferecidos dentro do município. Estamos felizes com as obras do CPN, UTI Neonatal e da UPA 24H”, enfatizou Macedo, acrescentando que a instalação destes equipamentos contribuem para que o município se firme como referência regional na área da saúde.
Ascom PMJ