Caixa-preta do avião da EgyptAir é encontrada no Mediterrâneo
As equipes que participam das buscas do avião da EgyptAir encontraram uma das caixas-pretas do Airbus A320, informaram nesta quinta-feira as autoridades egípcias. As autoridades ainda não informaram qual das caixas-pretas foi resgatada – os aviões modernos têm duas, uma com gravações das conversas dos pilotos e outra com dados técnicos do voo.
O avião da EgyptAir caiu no Mar Mediterrâneo no dia 19 de maio com mais de 60 pessoas a bordo. Nesta quarta, os egípcios tinham informado que novos destroços foram localizados, permitindo desenhar um mapa dos principais lugares onde ainda há fragmentos.
De acordo com um comunicado do comitê de investigação egípcio, o navio John Lethbridge da empresa francesa Deep Ocean Search, identificou vários lugares com fragmentos. Esse navio conta com um sistema de radar de sonar que pode fazer imagens do fundo do oceano. Também tem um robô submarino que pode descer a até 6.000 metros de profundidade. Os membros da comissão de inquérito se reuniram para estudar as ações realizadas no último período e planejar os próximos passos.
Os investigadores revelaram que as equipes de busca estavam trabalhando contra o relógio para encontrar as caixas-pretas, que deixarão de emitir sinal no próximo dia 24. As informações das caixas-pretas permitirão esclarecer as causas da tragédia, que acabou com a morte de 66 ocupantes da aeronave que fazia o voo Paris-Cairo.