Jacobina comemora avanços na preservação do meio ambiente
Depois de chegar à final do Prêmio Prefeito Empreendedor, realizado pelo Sebrae, na categoria Inovação e Sustentabilidade com o Projeto Recicla Jacobina, o município de Jacobina comemora os progressivos avanços na área de meio ambiente.
Na Semana do Meio Ambiente, que teve culminância no dia 05/06, os bons e maus exemplos da área ganham mais destaque na mídia. Enquanto a Bahia tem pouco a comemorar no que diz respeito a eliminação dos lixões, com 359 municípios sem aterro sanitário o que corresponde a mais de 86%, Jacobina se evidencia com um aterro controlado, um passo ao cumprimento da legislação contida na Política Nacional de Resíduos Sólidos, criada em 2010.
Ainda neste âmbito, a coleta seletiva tem ganhado força no município. A Prefeitura de Jacobina mantém contrato com o Recicla Jacobina para a realização do serviço de coleta seletiva na cidade, dando dignidade aos catadores. Antes do projeto muitos catadores não tinham documentos e moravam dentro do lixão.
O Município também está na reta final da conclusão do Plano Municipal de Saneamento Básico e nesta construção tem o apoio do Comitê Hidrográfico da Bacia do Rio São Francisco. O plano contempla deste a coleta de lixo até a destinação do esgoto. A partir de 2017, só terá acesso a linhas de financiamento de projetos socioambientais o município que tiver o plano finalizado.
Como forma de conscientizar e integrar à população, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, com o apoio de entidades ligadas a questões ambientais, vem realizando há três anos a Jornada do Meio Ambiente, da qual faz parte a Feira Ambiental, ocorrida este ano dia 08/06, com palestras nas escolas, distritos e bairros, distribui panfletos, mudas de plantas e falando da importância da preservação do meio ambiente.
Ascom PMJ