O engenheiro Cícero Monteiro, filiado ao partido AVANTE, anunciou nesta terça-feira (29/10) sua intenção de concorrer a uma vaga na Assembleia Legislativa da Bahia nas eleições de 2026. Monteiro, que possui uma extensa carreira na administração pública estadual, participou da última eleição municipal como candidato a vice-prefeito na chapa liderada por Mariana Oliveira (PSB) em Jacobina, ficando em segundo lugar na disputa.
Cícero Monteiro avaliou sua participação na última disputa eleitoral em Jacobina como positiva, o que o motivou a entrar definitivamente na política. Sua experiência na gestão pública estadual inclui cargos como Coordenador Executivo do Programa Água para Todos, Secretário de Desenvolvimento Urbano da Bahia, Secretário de Relações Institucionais e Chefe de Gabinete do Governador do Estado. Atualmente, ele ocupa o cargo de assessor especial do governador Jerônimo Rodrigues, sendo responsável pelos consórcios que integram os 417 municípios baianos.
No final do governo de Jaques Wagner (PT), Monteiro foi convidado para disputar uma vaga na Câmara Federal em substituição ao então deputado federal Rui Costa, que iria concorrer ao governo do estado. No entanto, a pedido de Rui Costa, Cícero declinou da candidatura para trabalhar nas relações institucionais do governo, tornando-se um dos assessores mais próximos do governador durante os oito anos de mandato.
Ao anunciar sua candidatura para a Assembleia Legislativa, Monteiro declarou: “Há muitos anos, Jacobina não elege um deputado estadual ou federal. Os demais municípios sede da macrorregião, a exemplo de Irecê, Senhor do Bonfim e Campo Formoso, têm os seus deputados regionalmente. Precisamos preencher essa lacuna. Estou disposto a cumprir essa missão de defender os interesses da nossa região na Assembleia Legislativa.”
Cícero Monteiro afirmou que, após cumprir várias etapas e cargos executivos na gestão estadual e federal, está preparado para ocupar uma vaga na Assembleia Legislativa. Sua candidatura visa representar Jacobina e região na casa legislativa estadual nas eleições de 2026.
Fonte: Jacobina 24 Horas