A sessão desta quinta-feira (16/03) deve “pegar fogo”. O prefeito Tiago Dias (PC do B) acabar de enviar à Câmara Municipal uma proposta para a terceirização do Hospital Regional Vicentina Goulart que, caso aprovada pelos vereadores, resultará na entrega do nosocômio à incentiva privada, através de contrato de concessão com vigência de cinco anos.
O Projeto de Lei 006 de 15 de março de 2023, que autoriza o Munícipio transferir o Hospital Regional Vicentina Goulart (HRVG) para a iniciativa privada, chegou aos mãos do presidente Clodoaldo Moreira Dias no final da tarde desta quarta-feira (15/03). A matéria deixou os vereadores, principalmente, da base governista, de “cabelo em pé”, dada a toxidade da proposta, que deverá gerar debates bastante acalorados.
Na cidade, a expectativa era que a gestão municipal transferisse o HRVG para o Governo do Estado, a exemplo do que aconteceu em Irecê, com o Hospital Mário Dourado, e agora, mais recentemente, em Itaberaba, com o Hospital Regional, que foram estadualizados.
A proposta de estadualização do HRVG era também desejada pelos prefeitos da região, que estão preocupados com a precarização dos serviços públicos de saúde em Jacobina, cidade polo regional, que sempre atendeu aos pacientes dos municípios circunvizinhos.
Confira abaixo a introdução do projeto de lei enviado à Câmara Municipal pelo prefeito Tiago.
Jacobina 24h