Economia: Roberto Evangelista, gestor da Unidade de Políticas Públicas do Sebrae, visita Jacobina

Sebrae debate com entidades implantação da Lei Geral na macro-região

Na tarde desta terça-feira, 24, Jacobina recebeu a vista do consultor Roberto Rodrigues Evangelista, coordenador da Unidade de Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial do Sebrae na Bahia. Ele visita a região com objetivo da acompanhar efetiva implantação da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, que vai foi aprovada e sancionada em 21 dos 32 municípios que compõem a Coordenadoria Regional do Sabrae sediada em Jacobina.

Acompanhado de mais dois consultores do Sebrae, Roberto Evangelista foi recepcionado pelo coordenador da Regional, Geronilson Pereira, que promoveu um encontro com representantes de outras entidades, a exemplo de o Associação Comercial e Industrial de Jacobina, representada Roberto Jacobina e João Batista Matos, além de Ivanilton Cedraz de Oliveira, diretor da Câmara de Dirigentes Lojistas de Jacobina, e João Batista Ferreira, da Associação dos Municípios do Piemonte da Chapada.

Um dos pontos debatidos no encontro foi a criação do Comitê Gestor, que terá a finalidade de acompanhar a regulamentação e a implementação da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte no município, inclusive promovendo medidas de integração e coordenação entre órgãos públicos e privados interessados, garantindo o desenvolvimento local e a capacitação e qualificação de empreendedores.

Outro tema abordado foi a implantação da Sala do Empreendedor nos municípios da região, ficando praticamente definido que, em Jacobina, a Sala do Empreendedor será instalada na Acija. A sala será um ponto de referência na busca de orientações e informações sobre temas que abrangem a classe empresarial.

Também foi ressaltado a importância do Compras Governamentais, que compõem um dos capítulos da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas, voltado para os pequenos negócios, dando, assim, preferência às micro e pequenas empresas nas licitações de até R$ 80 mil.

Nos próximos dias, a Coordenadoria Regional do Sabrae em Jacobina deverá se reunir com prefeitos da macro-região, que inclui 32 cidades, para acompanhar o processo de implantação do comitê gestor nesses municípios, além de combinar uma agenda com cursos voltados aos gestores públicos.{jcomments on}