
O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), está na capital baiana onde cumpre uma intensa agenda política. Após anunciar sua pré-candidatura a presidência da República em 2026, ele visitou, nesta quarta-feira (2), o Sistema Faeb/Senar, onde foi recepcionado por lideranças, empresários do setor agropecuário e produtores rurais de várias regiões do estado.
O presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), João Martins, fez questão de recepcionar o governador e a primeira-dama, Gracinha Caiado, sua conterrânea de Feira de Santana.

“Nesses últimos 50 anos nós nunca tivemos o país numa situação tão difícil. Não é só difícil economicamente, é difícil sobretudo porque implantaram no país uma discórdia entre os brasileiros. Pela primeira vez na história, nós estamos vendo o povo brasileiro dividido, ao meio eu não digo, mas dividido, sem saber o porquê da divisão, mas, mais do que isso, é que nós também não sabemos onde é que nós vamos parar com essa divisão. Eu acredito que chegou o momento de decidir qual é o país que queremos para nós, nossos filhos e netos”, avaliou Martins.

O anfitrião Humberto Miranda, presidente do Sistema Faeb/Senar, ressaltou a importância do setor rural para a sociedade brasileira. “No início dos anos 90, se gastava 90% do salário mínimo para fazer a cesta básica. Hoje, se é gasto menos de 40% para se colocar alimento na mesa das famílias desse Brasil. Isso é uma contribuição direta do setor agropecuário, sobretudo para a população de baixa renda. Quem coloca alimento na mesa do povo brasileiro é o produtor rural baiano e brasileiro”, disse ao citar também a participação econômica do setor que contribui com quase 25% do PIB estadual, com mais de 30% dos empregos e com 51% das exportações no estado. “A gente depende da boa política pública para transformar ainda mais a vida da sociedade”, completou.
Caiado, que também é produtor rural e aluno do Senar, manteve um discurso voltado para o setor e falou sobre segurança no campo e direito à propriedade de terra.
“Eu escolhi a Bahia para vim apresentar a minha pré-candidatura e hoje vim pedi as bênçãos ao Senhor do Bonfim e escolhi essa entidade, com a qual tenho muita afinidade, para fazer a minha primeira visita e apresentar o meu nome. A partir deste final de semana já vou estar andando no Brasil, minha prioridade vai ser sair da Bahia e percorrer os nove estados do Nordeste, caminhar aqui, depois eu vou para o Sul e Sudeste, mas eu vou fazer aqui no Nordeste todinho primeiro, pois sou um apaixonado pelo povo nordestino”.

The post Em Salvador, Ronaldo Caiado se reúne com ruralistas baianos first appeared on Mais Política.