Reportagem e fotos: Gervásio Lima
A maioria dos vereadores votaram favoráveis ao parecer do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM).que rejeitou as contas públicas relativas ao exercício de 2020 da gestão do ex-prefeito de Caém, Gilberto Ferreira Matos.
A segunda e última votação do parecer aconteceu durante a sessão ordinária do Poder Legislativo Municipal na manhã desta quinta-feira (25).
Conforme o presidente da Câmara, o vereador Gildo de Jesus dos Santos (Lolinha), a votação acontece de pois de o Legislativo cumprir todas as etapas jurídicas>. “Foi um processo onde oferecemos todas as condições de defesa ao contraditório, mas não recebemos nenhum tipo de manifestação por parte do ex-gestor Gilberto Matos ou de algum representante”, salientou Lolinha.
Já o vereador Pablo Piauhy destaca que a discussão do parecer do TCM e a votação fez parte do processo democrático, respeitando as opiniões a favor ou contrárias, mas o que prevaleceu foi a indicação do órgão regulador e normativo que é o TCM pela rejeição.
Segundo Pablo, ele respeito a opinião dos colegas, mas tem a consciência tranquila ter seguido o parecer do órgão, elencando ponto por ponto os motivos e razões pelo voto a favor da reprovação.
“Posso olhar para os cidadãos principalmente aqueles que foram prejudicados por irregularidades pontuadas pelo TCM, como o não repasse dos empréstimos consignados dos servidores municipais, por não ter deixado restos a pagar para pagamento de salários, entre outros. Meu papel é votar, votar de cara aberta e aqui votamos de forma transparente, pois não temos voto secreto, um orgulho em ter sido uma emenda nossa. Não tenho problema nenhum com minhas ações dentro desta casa e assumo o que faço”, disse Pablo, destacando que não tem nada contra a pessoa do ex-gestor, ao contrário, que respeita o mesmo, não como outras figuras que o denunciaram à Polícia Federal e aos Ministérios Público Estadual e Federal e hoje são seus aliados.
“O papel do vereador é representar o município e votar dentro da verdade, como fizemos neste processo que fomos julgadores das contas do ex-prefeito”, completou.
The post Vereadores rejeitam as contas do ex-prefeito de Caém Gilberto Matos, exercício 2020 first appeared on Mais Política.