Quase 300 alunos do ensino Fundamental das escolas municipais Professor Carlos Gomes, localizada no bairro da Bananeira, e Cecília Menezes, localizada no bairro da Ladeira vermelha, em Jacobina, concluíram o projeto Eco Kids, uma iniciativa que tem como objetivo promover a educação ambiental desde o início da vida escolar, contribuindo para a disseminação de boas práticas ambientais. Em 2023, os alunos das duas escolas se concentraram em dois temas: reciclagem e água. O projeto é realizado pela Jacobina Mineração e Instituto Pan American Silver, em parceria com a Secretaria de Educação do município de Jacobina e Ministério Público da Bahia.
As ações foram desenvolvidas baseadas em trabalhos de educação ambiental, como oficinas temáticas com a Cooperativa Recicla Jacobina e peças teatrais. As experiências dos estudantes têm como objetivo a criação e circulação de um informativo, no formato de “jornalzinho”, sobre meio ambiente, pensado e preparado por alunos de escolas públicas, nos quais os próprios alunos são os autores das matérias.
O jornalzinho produzido pelos alunos é divulgado nas escolas nas quais os projetos são desenvolvidos e para as famílias dos alunos. Com a publicação, busca-se fazer com que os estudantes leiam frequentemente sobre o meio ambiente, em linguagem acessível à sua faixa etária, desenvolvendo a conscientização para as questões ambientais. “A dinâmica do projeto traz muitos benefícios para as crianças, desde maior contato com os temas de meio ambiente, ao trabalho em equipe para produzir o jornal. Este ano eles trabalharam com dois temas muito importantes que são a água e a reciclagem. Certamente essa vivência será fundamental para que se tornem desde já agentes da proteção do meio ambiente e adultos mais conscientes”, avalia a Gerente de Saúde, Segurança e Meio Ambiente da JMC, Enilda Maranhão.