Uma situação que vem se arrastando a um bom tempo, sem ter havido a preocupação, até então, da indisponibilidade de ligação de telefonia móvel para números emergenciais a exemplo do SAMU – 192, do Corpo de Bombeiros – 193, da Polícia Militar – 190, da Guarda Municipal de Jacobina – 153, no município de Jacobina.
O problema não tem sido apenas com a operadora Vivo, mas também é registrado em outras operadoras a exemplo da Claro. As pessoas que estão em situação de emergência e que tentam falar com o SAMU não conseguem sequer completar a ligação.
A Diretoria da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB Subseção de Jacobina, através do seu presidente, o advogado Alisson Fontes encaminhou ofício para a Agência Nacional de Telecomunicações – Anatel – para que a mesma tome as providências necessárias junto a operadora Vivo.
“(…) é com profunda preocupação que informo que a operadora de telefonia Vivo, uma das principais empresas do setor no Brasil, está apresentando sérios problemas no que diz respeito às chamadas para o SAMU em nossa região. Inúmeros relatos de cidadãos indicam que, ao tentarem fazer uma chamada de emergência para o SAMU utilizando os serviços da Vivo, encontram dificuldades, chamadas interrompidas e, em muitos casos, simplesmente não conseguem
completar a ligação”, destaca trecho do documento.
“Portanto, solicito, encarecidamente, que a ANATEL investigue prontamente essa questão e tome medidas corretivas imediatas para garantir que a operadora Vivo cumpra sua obrigação de fornecer acesso confiável ao SAMU na região de Jacobina/BA. A segurança e a saúde de nossos cidadãos não podem ser comprometidas devido a falhas nos serviços de telecomunicações da aludida operadora”, finaliza o ofício encaminhado ao presidente da Anatel, Carlos Manuel Baigorri.