Evento realizado no último sábado mobilizou Jacobina com programação gratuita
Mais de quatro mil pessoas circularam pelo Centro Educacional Deocleciano Barbosa de Castro, em Jacobina, no último sábado, durante a programação do “Dia Integrar”. A iniciativa do Instituto Yamana de Responsabilidade Socioambiental ofereceu um leque de 50 serviços gratuitos, que somaram quase 32 mil atendimentos, entre assistência para a cidadania, consultas médicas e exames, atrações culturais, atividades de lazer e ações voltadas para preservação do meio ambiente.
“Ficamos dois anos parados por conta da pandemia e, mesmo assim, já chegamos a quase 400 mil atendimentos somando todas as edições. É um marco importante para a Yamana e para a cidade. Percebemos uma evolução do projeto e já estamos pensando em preparar algo ainda mais especial para celebrar os 15 anos, em 2023”, adianta o gerente-geral Edvaldo Amaral.
Para Isadora Souza, coordenadora de Comunicação e Comunidades da Yamana, só há o que comemorar. “Tivemos uma excelente adesão da comunidade e conseguimos receber muita gente sem gerar aglomeração. Outro ponto importante foi o exercício da solidariedade. Ver 250 pessoas trabalhando voluntariamente em prol da comunidade foi um dos maiores ganhos que tivemos”, avalia.
DIA DE INCLUSÃO – A consulta oftalmológica foi uma das mais disputadas e atraiu pessoas como Michele Castro, que também aproveitou a disponibilidade dos serviços para fazer limpeza de pele e massagem. “Nunca tive essa oportunidade. Foi a primeira vez e gostei demais, nos próximos virei de novo”, garantiu. Aos 73 anos, o aposentado Sinval Melo já conhecia a iniciativa e aproveitou para verificar o índice de glicemia. “Está um pouquinho alto. Mas foi bom saber porque agora posso me cuidar”, afirmou.
Fazendo jus ao nome, o Dia Integrar também promoveu a inclusão de pessoas surdas, como a dona de casa Eliane Nunes e a colaboradora da Yamana Marivalda Tínel. Com a ajuda da intérprete de Libras Érica Lima, elas acompanharam a programação cultural e puderam ser atendidas em uma consulta com um fonoaudiólogo. “Elas disseram que gostaram bastante dos serviços e elogiaram a acessibilidade”, conta Érica.
O evento também trouxe o Projeto Circuito Praça Cultural Krie+, patrocinado pela JMC Yamana Gold via Lei de Incentivo à Cultura. Os serviços puderam ser oferecidos gratuitamente à população também com o apoio da Prefeitura de Jacobina e de empresas parceiras. Projetos socais apoiados pela companhia também tiveram espaço de destaque para expor e comercializar seus produtos.