Reportagem e foto: BNews
A Câmara de Vereadores de Jacobina prorrogou nesta quinta-feira (11), por mais 30 dias, a suspensão do vereador Valnei dos Anjos (PCdoB), que responde a processo administrativo na Casa após ser acusado de agredir a ex-diretora de comunicação da Prefeitura de Jacobina, Ellen Mascarenhas.
Ellen foi exonerada do cargo pelo prefeito Tiago Dias (PCdoB) na última quarta-feira (3). Todos os 17 vereadores da câmara, incluindo o próprio Valnei, votaram pela prorrogação da suspensão após pedido da Comissão de Ética e Decoro Parlamentar.
A suspensão imposta pela Câmara Municipal tinha validade até a última terça-feira (9), porém, com a prorrogação, o vereador continuará proibido de desenvolver as atividades parlamentares na Câmara de Jacobina.
Nesta quinta, inclusive, Valnei será ouvido pela Comissão de Ética que apura as possíveis consequências do ato do vereador. Ellen e testumunhas já foram ouvidas pela comissão.
Vale lembrar que, apesar de estar afastado das atividades parlamentares na Câmara, Valnei dos Anjos segue cumprindo agenda ao lado do prefeito Tiago Dias, de quem é aliado de primeira hora e ex-assessor. Recentemente, ele participou, ao lado do prefeito, do ato de apresentação dos candidatos apoiados pelo gestor para a eleição deste ano: os deputados Junior Muniz (PT) e Daniel Almeida (PCdoB).
Valnei é acusado de agredir a servidora da prefeitura durante o Arraiá de Santo Antônio, evento promovido pela Prefeitura no início de junho. À época, Ellen relatou o caso ao BNews e afirmou que o vereador estava alcoolizado e a agrediu com socos e empurrões durante o evento da própria Prefeitura Municipal de Jacobina.