
“Era Uma Vez…Brasil” lança sua 9º edição na Bahia e levará professores e estudantes da rede municipal para intercâmbio em Portugal
Por quem a História do Brasil é verdadeiramente contada? É provocando esse questionamento que o “Era Uma Vez…Brasil”, projeto de arte-educação voltado para estudantes e professores de História do oitavo ano da rede pública de ensino, chega à sua nona edição em 2025 trabalhando o recorte temático “Quem conta a nossa história? A participação indígena e afro-brasileira na formação do Brasil”.
Há nove anos, a iniciativa reconta a História do Brasil para além do que está posto nos livros didáticos tradicionais em escolas públicas brasileiras. Em Jacobina, o projeto acontece há cinco anos. A nona edição do projeto iniciou suas atividades agora, nos meses de março e abril, dando início à primeira das quatro etapas da iniciativa. O projeto tem inscrições abertas para professores e alunos interessados que integrem o corpo docente e discente nas escolas participantes de Jacobina.

FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Marcando o ato inicial da primeira de quatro fases do projeto, a etapa “Fatos Históricos” já deu início à uma sequência de encontros formativos dos professores participantes, com objetivo de sensibilizar e preparar os docentes para trabalharem o tema da do projeto junto com os alunos em sala de aula.
Para professores já inscritos de Jacobina, os encontros começaram no dia 17 de março, com a aula “Trajetórias e contextos: perspectiva geral de abordagem”, do professor Luan Alves, responsável pela proposta pedagógica do EUVB nesta nona edição. O encontro buscou facilitar a criação de ferramentas que permitam conectar narrativas de trajetórias ao contexto histórico do Brasil, destacando trajetórias de pessoas negras e indígenas, evidenciando as influências sociais, políticas, econômicas e culturais sobre as mesmas.
Os próximos encontros acontecem nos dias 4 de abril, quando a professora e especialista em ensino de História Antirracista Victória Paixão dará uma aula sobre “Intelectuais e ativistas negras, negros e indígenas na construção do Brasil”; já no dia 14 de abril, a quadrinista Letícia Gomes fará a atividade “Sensibilização e técnica de história em quadrinhos”.
HERANÇA, APRENDIZADO E QUADRINHOS
Em maio, no dia 2, o professor de História e influenciador Matheus Buente conduzirá o papo “Qual a cor da arte brasileira?”, seguido por Joana Medrado, que no dia 9 trará à formação o tema “As ciências, os corpos negros e o Brasil”. Fechando os encontros formativos, no dia 16, as lideranças indígenas Nankupé e Denizia Fulkaxó falarão sobre “Pindorama e Brasil: o legado de lutas e resistências indígenas”.
ETAPAS
Realizado pela Origem Produções, o “Era Uma Vez…Brasil” é acontece em quatro etapas que acompanham o calendário letivo das escolas. Em 2025, o projeto mobiliza, simultaneamente, as redes de ensino de quatro estados e 14 cidades brasileiras. Na Bahia, além de Jacobina, o projeto é realizado também em Salvador e Mata de São João.
Para viabilizar atividades durante todo o ano em Jacobina, a iniciativa conta com a parceria importante da Secretaria Municipal de Educação de Jacobina e patrocínio da Jacobina Mineração. O “Era Uma Vez… Brasil” conta com o apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, pelo Ministério da Cultura, Governo Federal.
Em oitos anos consecutivos de projeto no Brasil, foram beneficiados mais de 22,6 mil adolescentes de mais de 500 escolas públicas localizadas em 35 municípios nos estados da Bahia, Pernambuco, Ceará, São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná.
Foto: Divulgação
O conteúdo Escolas públicas de Jacobina recebem projeto que trabalha contribuições indígenas e afro-brasileiras na formação do Brasil aparece primeiro em .