Por Victor Lopes *
A árvore que parece ser uma seta indicando a frustração
Siga em frente, talvez você ache. A frase não é minha, é de um querido e talentoso amigo publicitário jacobinense. E faz todo sentido no contexto da repercussão negativa da noite dessa quarta-feira, 15, quando veio à luz as primeiras imagens da “Árvore de Natal de Jacobina”, mais parecendo uma seta indicando o caminho da frustração.
A promessa de que seria uma ação com forte potencial turístico e a maior Árvore do Brasil ou da América Latina parece que dificilmente será cumprida. O que deixará um vazio enorme para os jacobinenses, depois da expectativa que fora criada com o anúncio feito no mês de novembro.
A camisa comemorativa, a coletiva de imprensa, a visita da TV e os releases emplacados com o objetivo de nacionalizar a gestão surtiram um efeito diferente. O que se viu ontem foram memes circulando nas redes sociais, sites de notícias repercutindo o tom de piada e muitos comentários negativos sobre a “seta”, que não leva nada a lugar nenhum.
Se ninguém duvida da boa vontade de quem está a frente do projeto, não restam dúvidas também que é preciso uma melhor capacidade de execução e gestão para cumprir objetivos e promessas. Já é mais que tempo de descer do palanque e governar, de uma vez por todas, Jacobina. Pra todo mundo ver.
Jacobina é gigante e não precisa de novos recordes para reafirmar isso. Jacobina tem cachoeiras e belezas naturais reconhecidas nacionalmente. Jacobina tem artistas e grupos musicais, como suas Filarmônicas, com repercussão em todo o Brasil. Sinais que apontam que nossa cidade é enorme e não precisa de ninguém assinando essa verdade, porque o que pulsa é o talento do seu povo, da sua gente, dos seus encantos.
Vem aí o melhor Natal do Brasil, Jacobina. E eu não estou sendo irônico. Porque é o Natal da esperança, do recomeço, da gratidão pela vacina e da certeza por momentos melhores em 2022. Que sirva de aprendizado, é com humildade que se conquista o mundo. Amanhã há de ser um novo Dia. Melhor, sem dúvida.
Victor Lopes é jacobinense, formado em jornalismo e com passagem por grandes veículos de comunicação da Bahia.
Nota enviada pela PMJ:
A Prefeitura Municipal de Jacobina, através da Comissão de Natal, vem através desta nota esclarecer os fatos e as falsas notícias veiculadas sobre a árvore natalina montada no alto do Cruzeiro, cartão postal do nosso município.
Ao contrário do que foi veiculado nas redes sociais durante toda a quarta-feira (15), a árvore não foi entregue e tampouco entrou em funcionamento definitivo. O que ocorreu foram testes da concessionária de energia (COELBA) com relação aos geradores e transformadores que alimentam as luzes brancas, faltando ainda os testes e ajustes para as luzes coloridas e demais ornamentos da árvore.
Em tempos de rápida disseminação de informações, opiniões e imagens através da internet, muitas vezes a precipitação induz a erros. Foi o que aconteceu no dia de ontem. Durante a realização dos testes das lâmpadas brancas, alguém fotografou e a imagem rapidamente se espalhou com a falsa informação de que a árvore estava concluída e em funcionamento.
Ademais, a Prefeitura Municipal de Jacobina está sempre disponível para esclarecimentos e disponibilização de informações corretas.
Prefeitura de Jacobina, escrevendo uma nova história.
O conteúdo Siga em frente, talvez você ache aparece primeiro em .