Lewis Hamilton dará início à sua jornada em busca do título de pilotos com a Ferrari, sua terceira equipe na Fórmula 1, na tão aguardada estreia no Grande Prêmio da Austrália, que abre a temporada neste domingo (16).
A Ferrari, que não conquista um título desde 2008, quando venceu o campeonato de construtores, recebe Hamilton, que deixa a Mercedes em busca de seu oitavo campeonato mundial. Sua chegada gerou grande repercussão entre os fãs italianos, e a comunidade local de Melbourne estará em peso no Albert Park, que sediará a abertura da temporada pela primeira vez desde 2019.
A equipe de Maranello, vice-campeã do campeonato de construtores em 2024, celebrou uma dobradinha em Melbourne no ano passado, com Carlos Sainz, que agora está na Williams, vencendo a corrida à frente de Charles Leclerc.
Entretanto, a McLaren pode desviar os holofotes de Hamilton após mostrar grande potencial nos testes de inverno. Dados da F1 indicam que a equipe foi a mais rápida em testes com baixo combustível no Bahrein, superando a Ferrari no ritmo de corrida. Isso traz otimismo aos fãs australianos, especialmente os que torcem por Oscar Piastri, que luta para se tornar o primeiro piloto local a vencer o GP da Austrália desde que ele foi adicionado ao calendário da F1, em 1985. Piastri terminou em quarto no Albert Park no ano passado, logo atrás de seu companheiro Lando Norris, que ficou em terceiro. Norris, que é considerado um dos favoritos para o título, pode ser o maior obstáculo de Piastri em sua busca por uma vitória histórica.
Embora a estreia de Hamilton na Ferrari e o desempenho promissor da McLaren nos testes de inverno tenham dominado as atenções, Max Verstappen, da Red Bull, começará sua tentativa de se tornar o segundo piloto a conquistar cinco títulos consecutivos, igualando Michael Schumacher. A Red Bull terminou em terceiro no campeonato de construtores na temporada passada e, após ter feito o menor número de voltas nos testes de inverno, o ritmo do carro ainda é uma incógnita.
“Aprendemos muito nos testes, mas ainda há muito a ser feito”, comentou Verstappen em uma prévia divulgada pela Red Bull na terça-feira. “Temos algumas ideias sobre o que podemos melhorar e como aplicar o que aprendemos. Vamos ver como nos saímos quando entrarmos na pista.”
Verstappen terá um novo companheiro de equipe: o neozelandês Liam Lawson, que a Red Bull espera que ofereça um suporte melhor ao holandês do que Sergio Perez, dispensado da equipe. Lawson está entre os seis pilotos que disputarão a abertura da temporada da F1 pela primeira vez em Albert Park.
Além disso, a estreia do italiano Andrea Kimi Antonelli, de 18 anos, pela Mercedes, chama atenção, já que ele ocupa o lugar de Hamilton na equipe. O britânico Oliver Bearman, de 19 anos, também fará sua estreia pela Haas após ter sido reserva da equipe no ano anterior, enquanto o jovem francês Isack Hadjar, vice-campeão da F2, competirá pela Racing Bulls.
Fonte: CNN Brasil
O post Hamilton inicia nova jornada com a Ferrari na abertura da F1: Confrontos, estreias e grandes expectativas no GP da Austrália apareceu primeiro em Jacobina Oficial.