A bagagem de Flávio de Castro Sousa, fotógrafo brasileiro desaparecido em Paris desde o dia 26, foi localizada pela representação da Polícia Federal (PF) do Brasil na França. Na última terça-feira (3), as malas foram inspecionadas por policiais, representantes da embaixada e pessoas próximas a Flávio, mas, segundo a PF, nenhum indício relevante para auxiliar nas buscas foi encontrado.
Amigos e familiares informaram que o celular e o notebook de Flávio também foram recuperados, porém, como não foi possível desbloqueá-los, os dispositivos serão enviados ao Brasil para análise. Por solicitação da PF, o nome de Flávio foi inserido na Lista Amarela de desaparecidos da Interpol, um alerta internacional que facilita a cooperação entre polícias de diferentes países, com o objetivo de localizar pessoas desaparecidas.
Flávio foi visto pela última vez em um apartamento alugado em Paris. Na segunda-feira (2), a polícia francesa realizou buscas em hospitais e necrotérios da cidade, enquanto familiares e amigos intensificaram esforços para obter informações sobre seu paradeiro.
Desaparecimento chama atenção de autoridades dos dois países
Na sessão plenária do Senado, realizada na terça-feira (3), o presidente do Congresso, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), destacou o caso e informou que acionou a diretoria de Relações Exteriores do Senado Federal para acompanhar a situação.
“Estabelecemos contato com o Itamaraty e com o Consulado Geral do Brasil na França para obter mais detalhes sobre esse desaparecimento. Em nome do Parlamento Brasileiro, faço um apelo para que as autoridades francesas investiguem o caso e, se Deus quiser, o encontrem em segurança”, declarou Pacheco durante a reunião.
Histórico do fotógrafo
Natural de Belo Horizonte, Flávio chegou a Paris no início de novembro e tinha passagem marcada para retornar ao Brasil no mesmo dia de seu desaparecimento. Frequentemente viajando à Europa a trabalho, ele é formado em artes plásticas pela Escola Guignard, da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), e sócio da Toujours Fotografia, empresa que administra em parceria com Lucien Esteban.
Fonte: G1
O post Brasileiro desaparece em Paris e autoridades intensificam investigações apareceu primeiro em Jacobina Oficial.