Curso de Formação para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileiras

O Centro de Estudos Afro-Orientais (CEAO/UFBA), a partir de uma parceria com o Ministério da Educação através do Programa de Ações Afirmativas para a População Negra nas Instituições Públicas de Educação Superior (UNIAFRO), promove o Programa Preparatório para a Promoção da Igualdade Étnico-racial na Educação, que inclui ações de incentivo à permanência de estudantes ingressos na UFBA via sistema de cotas e formação de professores para o ensino de História e Cultura Afro-brasileiras, no período de agosto de 2010 a fevereiro de 2011. A iniciativa de realização deste Programa insere-se num conjunto de ações previstas no Programa de Ações Afirmativas da Universidade Federal da Bahia, aprovado em 17 de maio de 2004 e em processo de implantação desde 2005.

As ações do Programa de Ações Afirmativas da Universidade Federal da Bahia, na medida em que se orientam à preparação dos candidatos ao Concurso Vestibular, à realização do Concurso, ao incentivo à permanência dos aprovados e ao acompanhamento e avaliação das políticas adotadas, cumprem parte importante dos objetivos a serem alcançados para a garantia de efetiva inserção da população afro-descendente na universidade.

Formação de Professoras(es)
Tendo em vista que a educação formal brasileira somente com o advento da Lei de Diretrizes e Bases e da Lei 10.639/03 permitiu a inclusão de temas até então pouco discutidos no ambiente escolar, como pluralidade cultural e desigualdades raciais e de gênero, podemos observar que os professores carecem de formação específica para o trabalho com estes temas em sala de aula. Tal situação aponta tanto para a necessidade de mudança na estrutura dos currículos educacionais como para a necessidade de garantir aos profissionais que já atuam em sala de aula a formação específica para o trabalho com temas transversais. A oferta de cursos de formação voltados a este fim veio a suprir esta lacuna e fomentar práticas educativas condizentes com a diversidade étnico-racial da população brasileira.
Edital de abertura de inscrições