Não é preciso um termômetro ou um desabafo nas redes sociais para saber que faz muito calor em muitas cidades brasileiras nesta época do ano. No Rio de Janeiro, por exemplo, a sensação térmica chegou a bater nos 48°C no mês passado. Altas temperaturas exigem alguns cuidados especiais não apenas com o corpo, como usar protetor solar e procurar hidratar-se com uma frequência maior, mas também com a barba. Exato, sua barba também pede alguns cuidados a mais durante o verão. "Você acaba suando mais nessas épocas mais quentes, e isso acumula mais impurezas", conta Marcos Yashima, treinador do SPA L'Occitane, em São Paulo, onde fica a barbearia da marca. Yashima afirma que o estilo "lumberjack", com a barba mais comprida, é o que mais está em alta no local onde trabalha. No entanto, as altas temperaturas fizeram com que alguns homens abrissem mão deste visual "lenhador". "Pelos servem para reter o calor, seja no corpo ou no rosto. Sendo assim, em regiões tropicais como o Brasil, essa tendência das barbas maiores, muito usadas para alongar o rosto dos rapazes, tende a incomodar em épocas de temperaturas elevadas", diz Val Martins, do Studio W. Claro que há quem resista, segundo Anderson Santos, da barbearia da marca de cosméticos masculinos Dr. Jones. "Você não vê muitas barbas longas no verão, mas como é moda, o povo usa e cultiva mesmo. Passam um perrengue no calor, mas fazem de tudo para manter. É igual mulher com salto alto. Ela sofre, mas fica legal." Pensando em como evitar que sua barba se transforme no forno particular da sua cara, pedimos que Marcos, Val, Anderson e Rober Borsato, gestor Red Salon, no Rio de Janeiro, revelassem quais são as principais dúvidas dos homens no verão e os conselhos que dão.
Corte rente: o ideal nessa época é manter a barba um pouco mais para facilitar nos cuidados diários. Corte com máquina 1 ou 2. Quem opta pela barba que apenas "suja" o rosto, observa Val, deve procurar manter o comprimento do pelo em 0,5 cm. "Dê uma boa aparada ao invés de tirar tudo. Você sofre, mas sofre menos", brinca Borsato. SAIBA MAIS...
Higienização: usar um xampu mentolado diariamente, pode ser de cabelo mesmo, porque dá uma sensação de refrescância e leveza no pelo da barba. Yashima indica alternar, pelo menos duas vezes por semana, com um xampu anti-resíduos "para uma limpeza mais profunda", e um pós-barba, também à base de menta.
Higienização: usar um xampu mentolado diariamente, pode ser de cabelo mesmo, porque dá uma sensação de refrescância e leveza no pelo da barba. Yashima indica alternar, pelo menos duas vezes por semana, com um xampu anti-resíduos "para uma limpeza mais profunda", e um pós-barba, também à base de menta.
Operação pente fino: criar o bom e velho hábito de "pentear" a barba, assim como os nossos avôs, que carregavam um pente pequeno, aconselha Martins. "Na medida do possível, dê uma escovada, isso vai abrir e alongar os fios, permitindo que o ar circule melhor", completa Rober. Condicionador: a barba é mais oleosa na raíz e, por conta do clima mais quente, as pontas ficam secas. Usar um condicionador normal três vezes por semana ajuda a evitar que isso aconteça. Rober e Val indicam o do tipo "leave-in", que não necessita de enxágue. "Aplicar pouco, espalhar bem, pentear e pronto. Os pelos estarão bem protegidos do sol, cloro ou água do mar", comenta o profissional do Studio W. (iG)