Gol perde posto de carro mais vendido do Brasil para o Fiat Palio

Depois de 27 anos, o Volkswagen Gol perdeu o posto de carro mais vendido do Brasil para o Fiat Palio. A diferença entre os dois foi de apenas 385 unidades, com o Palio Somando 183.741 carros vendidos e o Gol, 183.356. O Gol encerrou o ano de 2013 com 255.070 unidades comercializadas, 71.382 unidades à frente do Palio. A terceira posição ficou com a Fiat Strada (153.130), e na sequência aparecem o Chevrolet Onix (150.829) e Fiat Uno (122.241). Entre as fabricantes, somando automóveis comerciais leves, a Fiat liderou mais uma vez, com 698.179 veículos vendidos em 2014, o que corresponde a 20,97% das vendas do mercado nacional. A segunda posição ficou com a General Motors, com 17,39%, e em terceiro a Volkswagen, com 17,32%. Na sequência vêm Ford (9,26%), Renault (7,13%), Hyundai (7,12%), Toyota (5,87%), Honda (4,14%), Nissan (2,17%) e Mitsubishi (1,78%). Obituário Ao contrário do que ocorreu em 2013, quando modelos como o Fiat Mille e a Volkswagen Kombi deixaram de ser produzidos por causa da obrigatoriedade dos equipamentos de segurança, as baixas do ano passado ocorreram devido à baixa procura. A Audi, por exemplo, deixou de vender os modelos A3 Sport e A1 de duas portas. Ambos, agora, só estão disponíveis em carrocerias com quatro portas. A General Motors foi outra que suspendeu a importação de veículos que estavam em baixa, como o Chevrolet Agile, que vinha da Argentina, e do Sonic, que estava sendo trazido do México. Na Citroën, o C4 hatch deixou de ser produzido há alguns meses e o C4 Picasso não está sendo importado. Na Peugeot, a lista é maior: 508, 207 e Hoggar. Na Ford, a saída do Fiesta Rocam é justificada com a chegada do novo Ka. Na Hyundai, a saída mais marcante foi a do esportivo Veloster. Equipado com um fraco motor, o modelo saiu de cena. Na Mitsubishi, quem saiu foi o TR4, que foi produzido por 12 anos em Catalão, Goiás. Na Volks, saiu o Polo, que ainda tem unidades à venda.

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