Cuba e Venezuela culpam Otan e EUA por guerra na Ucrânia

Durante sessão extraordinária da Assembleia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas), embaixadores de Cuba e da Venezuela responsabilizaram a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) e aos Estados Unidos pelo conflito entre Rússia e Ucrânia.

O embaixador cubano na ONU, Pedro Luis Pedroso Cuesta, condenou as sanções impostas contra a Rússia e acusou a Otan de agir com “hipocrisia” na condução da guerra com a Ucrânia.

“Cuba rejeita essa hipocrisia e esse duplo padrão na postura da Otan. Em 1999, houve uma agressão à Iugoslávia e os países da Europa não evitaram a grande perda de vidas por razões geopolíticas. Os Estados Unidos usaram a força em várias ocasiões em países soberanos para alterar regimes, interferindo na política interna de outros países”, criticouo embaixador cubano.

O representante de Cuba defendeu uma solução diplomática do conflito: “nós queremos negociações, e não guerra. Essa é a única forma de resolver esse conflito. Cuba vai continuar defendendo a solução diplomática, que seja séria, construtiva e realista”.

Já Samuel Moncada, embaixador da Venezuela na ONU, declarou que a crise na Ucrânia foi agravada pela crescente pressão por parte do bloqueio militar da Otan no território ucraniano, “com efeito destrutivo de garantias de segurança, em particular para a Federação Russa”.

De todo modo, ele aponta que o maior sucesso da ONU foi evitar a terceira guerra mundial. “[A organização] tem o papel de impedir os conflitos e usar os caminhos diplomáticos para uma resolução pacífica”.

“Nosso dever hoje é corrigir a trajetória e evitar chegar em um ponto sem volta, que irá comprometer as gerações presentes e futuras”. (A Tarde)

Atenção: os artigos deste portal não são de nossa autoria e responsabilidade.
Nós não produzimos e nem escrevemos esse artigo qual você esta lendo.

Entenda: nosso site utiliza uma tecnologia de indexação, assim como o 'Google News', incorporando de forma automática as notícias de Jacobina e Região.
Nossa proposta é preservar a história de Jacobina através da preservação dos artigos/relatos/histórias produzidas na internet. Também utilizamos a nossa plataforma para combater a desinformação nas redes (FakeNews).

Confira a postagem original deste artigo em: http://www.jacobinanews.com/

Em conformidade com às disposições da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (Lei nº 13.709/2018) e às demais normas vigentes aplicáveis, respeitando os princípios legais, nosso site não armazena dados pessoais, somente utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência de navegação.