1. Tenha seu material
Você não quer compartilhar a luva de boxe suada da academia, certo? É ainda mais impensável dividir o kit manicure. Ter os próprios acessórios é o primeiro passo para afastar o risco de micoses e manter a saúde.
2. Pegue leve na lixa
“Evite lixar a superfície das unhas para não deixá-las mais finas e, consequentemente, fracas e quebradiças”, alerta adermatologista carioca Karla Assed.
3. Hidrate sempre
Como na atividade física, hidratar faz toda a diferença na performance das suas garras. Aproveite cada pausa no trabalho para lançar mão do creminho da gaveta e massagear a cutícula – daí não vai precisar de alicate. “A pele forma uma barreira contra contaminações. Para remover apenas o excesso, durante o banho, quando a cutícula está mais maleável, empurre-a delicadamente em direção à raiz. O excedente se desprende sozinho e a esmaltação fica mais bonita”, diz a dermatologista Carla Vidal, de São Paulo.
4. Dê tempo para as unhas crescerem
Elas não precisam tomar fôlego depois do removedor de esmaltes: como são compostas de queratina (um tecido morto), não têm necessidade de “respirar”. Mas, da mesma forma que os músculos, precisam de um a dois dias de descanso para crescer. Nesse break, abuse de cremes e óleos específicos, e de ativos fortificantes como biotina, zinco, selênio e pantotenato de cálcio. Enquanto exercita sua paciência, as unhas postiças não são uma boa medida de emergência: “Elas agridem e afinam a unha verdadeira”, diz
a dermatologista Thaís Pepe, de São Paulo.
5. Consuma proteína
“As unhas são formadas principalmente por queratina, proteína que dá firmeza e resistência, e por minerais como cálcio, magnésio, sódio, ferro, cobre e zinco, que ajudam no crescimento e fortalecimento”, explica a nutricionista carioca Patricia Davidson Haiat. Para manter as suas saudáveis, consuma alimentos fontes de proteínas, como ovos, carnes, aspargos, folhosos verde-escuros, feijão, nuts.(Boa Forma)