16/09/2011 - Quando se fala sobre saúde da criança, o foco geralmente se volta às crianças com idade escolar. Nosso estudo mostra que as intervenções devem começar muito antes disso”, diz a anatomista Linda May, autora de uma série de estudos sobre desenvolvimento fetal do coração.
O estudo envolveu mais de 60 grávidas semanas antes de darem à luz. Todas praticavam durante pelo menos 30 minutos algum exercício físico, de caminhadas a corridas, pelo menos três vezes por semana. Algumas, mais ativas, faziam também musculação e ioga. Durante o período de estudo, que durou até um mês após o nascimento, os pesquisadores monitoraram os batimentos cardíacos dos bebês.
Os resultados mostraram que a prática de exercícios não apenas melhorou o sistema que controla a função cardíaca do feto – uma evidência de um sistema cardiovascular saudável –, mas os resultados foram observados até um mês após o nascimento do bebê. “O exercício não foi apenas eficaz em manter a saúde das mães, mas mostrou efeitos de longo prazo, afetando positivamente a saúde dos recém-nascidos também”, conclui May. com informações da University of Kansas Medical Center
