Uma dieta saudável deve ser equilibrada e o mais colorida possível. Os batidos assumem-se como a forma mais fácil de dar cor àquilo que se come, mas maior do que o valor nutricional que têm é a quantidade de calorias e açúcar que fornecem.Depois de termos pesado os prós e contras dos sumos e dos smoothies e de termos revelado o lado negativo desta bebida da moda, está na hora de revelar como um simples batido pode arruinar a dieta de qualquer pessoa. E consegue fazê-lo de sete formas diferentes, como alerta a nutricionista Jessica Cording, que colabora com a revista Fitness.
1 – Muitas calorias. Mesmo que os alimentos incluídos nos batidos sejam de baixo teor calórico, a quantidade que se coloca faz desta bebida uma verdadeira bomba, especialmente quando se combinam manteigas de frutos secos com óleo de coco ou iogurte grego.
2 – Pouco saciante. Qualquer pessoa fica com água na boca ao ver um batido colorido e com coberturas em cima, mas a verdade é que esta bebida (que pode ser ainda uma papa) não é saciante o suficiente e faz com que as pessoas sintam fome após pouco tempo, o que faz com que acabem por petiscar e comer alimentos menos saudáveis.
3 – Rótulos enganadores. Se um batido feito em casa pode ser uma escolha pouco indicada, os que são comprados em lojas e supermercados podem ser um autêntico atentado à dieta, uma vez que possuem rótulos enganadores e possuem aditivos e açúcares adicionados.
4 – Muito açúcar. Mesmo que se junte uma ou duas porções de vegetais, a quantidade de fruta, frutos secos e iogurte colocada num batido pode fazer aumentar consideravelmente os níveis de açúcar.
5 – Carência de proteína. Mesmo quando se junta iogurte grego, sementes de canhâmo ou algum tipo de proteína em pó (como soro de leite ou proteína de ervilha), estes sucos são inferiores quando comparados com um café da manhã mais ‘tradicional’ e que pode incluir um pão integral, queijo, fruta e um iogurte.
6 – Desmotivação. As vitaminas e minerais presentes num batido até podem aumentar a energia física, mas a sensação de fome e a falta do ato de mastigar podem deixar as pessoas cansadas e desmotivadas, jogando fora todo o esforço que têm vindo a fazer com a dieta.
7 – Engano. O cérebro precisa do ato de mastigar para que a sensação de saciedade seja plena, e os batidos não conseguem este feito, o que leva a pessoa a sentir fome com mais facilidade e, por consequência, coma mais vezes do que as devidas.