Com o inverno, os cuidados com a pele precisam ser reforçados. O principal problema com a pele na estação mais fria do ano é o ressecamento, que pode levar a coceira, dermatites, vermelhidão e até rachaduras. Quem é alérgico, tem pele seca (idosos tendem a ter a pele mais ressecada) ou sensível pode sofrer mais. Por isso, a dermatologista Livia Pino separou dez dicas de cuidados com a pele que podem ajudar neste período mais frio do ano:
Cuide da pele no frio
1. Não tome banhos exageradamente quentes. A água quente resseca muito a pele. Se não conseguir evitar o banho quente, pelo menos, não demore muito no banho.
2. Use sabonetes neutros ou com substâncias hidratantes. Evite produtos com muito cheiro e produtos químicos, pois sua pele está mais suscetível a alergias e ressecamento.
3. Não tome diversos banhos com produtos detergentes ou de limpeza durante o dia. Sabonete no corpo todo, em geral, deve ser usado apenas uma única vez por dia.
4. Evite muitas esfoliações e uso de buchas no corpo e rosto nesta época. Sua pele esta mais sensível e ressecada. E esta ação retira a camada de oleosidade protetora da sua pele, ressecando a ainda mais.
5. Para devolver parte da umidade natural à pele, use e abuse dos hidratantes, óleos de banho e óleos corporais de hidratação. Além disso, não esqueça de se hidratar internamente consumindo líquidos diariamente.
6. Para aumentar sua eficácia, use o hidratante tanto para o corpo quando para o rosto assim que sair do banho. A pele úmida absorve melhor o produto e proporcionando mais hidratação.
7. Cuidado com cremes muito perfumados: em geral são loções mais cheirosas que hidratantes. Nesta época do ano, vale a pena investir em um hidratante mais específico e potente, prescrito por dermatologistas.
8. Cuidado com a pele do rosto, principalmente se usa ácidos. Durante esse período do ano, ela fica ainda mais sensível e deve ser tratada como a pele do bebê para não apresentar rachaduras.
9. Atenção também aos lábios: eles podem ressecar, rachar e até sangrar se não forem bem hidratados. Dê preferência para hidratantes labiais com ceramidas, lanolina e vaselina. Manteiga de cacau e batons de alta fixação, podem não ser suficientes e até ressecar mais sua boca.
10. Não se esqueça da proteção solar. Apesar de os raios UV estarem menos intensos que no verão, a proteção é fundamental. Além disso, em locais mais altos como as montanhas e serras (destinos comuns nas férias de inverno), a proteção solar deve ser mais cuidadosa já que, por conta da altitude, a radiação solar incide mais fortemente.