A beleza é um ideal perseguido por muitas pessoas. Apesar de os especialistas dizerem que ninguém é "perfeito" e que a busca pelo corpo ideal não deve se tornar motivo de frustração, a verdade é que todo mundo quer melhorar algum aspecto do corpo, quer seja uma estria, uma gordura localizada ou até mesmo aquela celulite irritante.A busca por se encaixar nos padrões de beleza não deve se tornar uma obsessão, mas alguns alimentos podem ajudar a amenizar aquelas que são consideradas por algumas pessoas como "imperfeições". A boa notícia é que os especialistas selecionaram alguns alimentos que podem ajudar a melhorar os "defeitinhos", sem que para isso seja preciso recorrer a procedimentos estéticos mais invasivos. Confira a lista, selecionada pelo site "Minha Vida":
Pele firme
Uma alimentação equilibrada e exercícios físicos que estimulem a produção de colágeno é capaz de amenizar o problema. Segundo o nutrólogo Roberto Navarro, da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN), a ingestão de proteínas, como carne, leite e ovos, está na lista de cuidados que favorecem a rigidez da pele, bem como a ingestão de frutas secas, chá verde, uvas e até chocolate amargo contribuem no combate a flacidez.
Manchas
Dietas ricas em vitamina E e C podem fazer milagres. De acordo com o dermatologista Mario Chaves, da clínica Derma Gávea, a vitamina C tem poder antioxidante e oferece proteção solar, ajudando a clarear a pele, e a vitamina E oferece proteção contra os danos causados pelo sol e estabiliza as membranas celulares, protegendo-as contra as agressões externas. Quando consumidas em conjuto, a ação das vitaminas é potencializada. Boas fontes de vitamina C são laranja, acerola, kiwi e limão. Já a vitamina E pode ser encontrada em óleos vegetais, gérmen de trigo e oleaginosas.
Músculos definidos
Neste quesito, não existe milagres sem a prática de exercícios físicos. Contudo, uma alimentação direcionada para este fim pode fazer o resultado chegar muito mais rápido. A nutricionista especializada em Nutrição Esportiva Maria Luiza Bellotto, de Campinas, conta que se você quer turbinar o treino, deve investir em alimentos como ovos, abacaxi e soja.
Fim da gordura na cintura
Para ter uma barriga enxuta, o nutrólogo Roberto explica que a ingestão diária de duas colheres de sopa de azeite pode ajudar a diminuir o acúmulo de gordura abdominal. "As gorduras monoinsaturadas presentes do azeite evitam o acúmulo de gordura abdominal", diz. Chá de hortelã, chá verde e chá mate também são excelentes aliados, por seu efeito termogênico.
Elimine a gordura localizada
Eliminar os carboidratos simples, presentes em pães, massas, doces, refrigerantes, e bebidas alcoólicas, é o primeiro passo, diz a nutróloga Tamara Mazaracki, da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN). Invista também em alimentos como peixes, frutas vermelhas e abacate, pois ajudam a dissolver a gordura.
Fim da celulite
A nutricionista Alice Carvalhais, do Instituto Mineiro de Endocrinologia, afirma que é preciso eliminar do cardápio alimentos contendo gordura trans, gordura saturada, sal, alimentos industrializados, carboidratos refinados e açúcar, e investir em alimentos como aveia, lima da pérsia e maçã.
Sem estrias
Talvez esta seja uma das mais difíceis de tratar, por isso o ideal é investir em uma alimentação que previna o aparecimento dessas lesões cutâneas. De acordo com o dermatologista Mario, o ideal é manter sempre o corpo hidratado e consumir alimentos ricos em vitamina D e zinco. "A vitamina estimula a produção de colágeno, renovando a pele, e o zinco tem ação cicatrizante", afirma o especialista.