Muitas pessoas pensam que, diferentemente dos alimentos, a maquiagem pode ser usada mesmo que esteja vencida, afinal, ela é usada apenas externamente, não é mesmo? Entretanto, essa afirmativa não é verdadeira e muitos problemas podem ser desencadeados em decorrência do uso de produtos vencidos.
Quais são as consequências do uso de maquiagem vencida?
Quando o prazo de validade de cosméticos expira, os princípios ativos do produto, assim como seus conservantes, perdem o seu efeito. Sem conservantes, as maquiagens podem tornar-se um local ideal para o desenvolvimento de micro-organismos, como bactérias e fungos, que podem causar irritações, alergias e inchaços na pele. Além dos danos causados na pele, podem ocorrer problemas nos olhos como consequência do uso de produtos como lápis de olho, delineadores e máscaras para cílios vencidos. Na região ocular, um dos problemas mais relatados é a conjuntivite, que pode ser definida como a inflamação da membrana que reveste a parte posterior do globo ocular (conjuntiva). Além da conjuntivite, pode ocorrer coceira, alergias e contaminações na mucosa do olho.
O que fazer em caso de reação causada por maquiagem vencida?
Caso tenha alguma reação alérgica em decorrência do uso de produtos vencidos, é fundamental procurar um médico dermatologista. Recomenda-se ainda que nenhum outro produto seja utilizado, sem prescrição médica, para aliviar a dor, sendo recomendado apenas que se lave a área irritada e se faça compressas geladas de soro para aliviar os sintomas.
Quais são os sinais de que uma maquiagem ultrapassou seu prazo de validade?
É muito importante sempre estar atento ao prazo de validade impresso nos produtos. Entretanto, infelizmente, alguns produtos acabam perdendo essa indicação com o tempo e muitas pessoas ficam sem saber se a maquiagem está ou não dentro do prazo de validade. Caso perceba que a maquiagem teve alterações na cor, no cheiro, na consistência, na capacidade de fixação ou que ocorreu o surgimento de pontos brancos, verdes ou cinza, é fundamental que haja o descarte do produto. Essas alterações são sinais de que a maquiagem foi contaminada, indicando, portanto, que ela está vencida ou que foi mal armazenada.