Que a alimentação equilibrada e variada deve estar associada à prática de atividade física para ajudar a prevenir o aparecimento de doenças crônicas como a hipertensão e o diabetes, muita gente já sabe. O segredo para alguns é que, no caso do colesterol, há um considerado “ruim’ – o LDL – responsável por depositar gordura na parede das artérias, podendo entupir os vasos, e o colesterol “bom” – HDL – que transporta a gordura acumulada nas paredes das artérias para o fígado, para ser metabolizada. “O excesso de gorduras saturadas, originadas de uma dieta rica em alimentos gordurosos como carnes com capa de gordura e leite,por exemplo, precisa ser contido para que não contribua com o aumento do LDL-colesterol, o colesterol “ruim”, aumentando o risco de desenvolver problemas cardiovasculares”, explica a nutricionista Christiane Vitola. O alerta da profissional vai ao encontro de informações divulgadas pela 1Organização Mundial da Saúde (OMS), que aponta as doenças do coração como causa número 1 de mortes no Brasil e no mundo. “O controle do colesterol pode ocorrer por meio de alimentação rica em fibras, gorduras “boas” e fitoesteróis para ajudar a diminuir os níveis de LDL e aumentar os níveis de HDL”, recomenda a nutricionista. Uma das sugestões apontadas pela nutricionista para ajudar a controlar os níveis de colesterol é o consumo de alimentos que contêm fitoesteróis. “Para quem ainda não ouviu falar, os fitoesteróis são compostos vegetais que contribuem para a redução da absorção do colesterol, quando associada a um estilo de vida saudável”, detalha. “Por exemplo: o consumo diário de duas colheres de sopa (20g) de creme vegetal com fitoesteróis, durante três semanas seguidas, pode ajudar a reduzir o nível de colesterol de uma pessoa em até 15%, se combinado à prática diária de atividades físicas e alimentação equilibrada.”Ajudam a diminuir o colesterol "ruim" (LDL)
Aveia - O farelo de aveia é a opção com maior quantidade de fibras, sempre que possível acrescente pelo menos 2 colheres de sopa desse alimento no seu café da manhã.
Suco de uva - Um copo do suco integral de uva já pode ser benéfico. Lembrando que o benefício é devido à presença dos flavonoides que também podem ser encontrados no chá verde.
Creme vegetal com fitoesteróis - Os fitoesteróis são compostos vegetais que atuam diminuindo a absorção do colesterol no intestino, o consumo recomendado para obter o benefício é de 2 colheres de sopa por dia.
Açaí - Contém antioxidantes naturais, fibras e vitaminas, sendo um ótimo aliado ao sistema cardiovascular.
Ajudam a aumentar o colesterol "bom" (HDL)
Abacate - Uma porção de abacate corresponde a aproximadamente 35 g da fruta.Aposte nessa opção para ingerir mais gorduras “boas” na sua alimentação.
Castanhas e sementes - Pertencentes ao grupo das oleaginosas, ricas em gorduras poli e mono insaturadas. Só tome cuidado com a quantidade que você ira consumir, pois são altamente calóricas. Aposte em 2 unidades de castanha do Para ou 5 unidades de castanha de caju.
Alimentos integrais - A recomendação de ingestão de fibras diária é de 25g.Fique atento se você está consumindo a quantidade recomendada para obter seus benefícios.
Peixes - Consuma ao menos duas refeições por semanas para aproveitar os benefícios desse alimento.