A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que o consumo diário de açúcar para uma dieta saudável seja de 5% do total de calorias ingeridas. O limite máximo é de 10%. Ou seja, é possível comer doces, desde que seja na quantidade ideal e sem exageros. O site Bolsa de Mulher reuniu algumas dicas para ajudar aqueles que desejam emagrecer mas sem ficar totalmente longe dos doces.
1. Não deve comer doces em jejum - Conta a publicação que o açúcar é ainda mais prejudicial quando estamos de estômago vazio. Também é comum a sensação de fome mesmo após a ingestão do doce, devido ao pico de glicemia. Isso aumenta o desejo de açúcar e ainda pode levar à resistência insulínica.
2. Coma doces nas horas certas - Especialistas explicam que o horário mais adequado para consumir doce é após uma refeição completa, com carboidrato, proteína e fibras, preferivelmente, pela manhã ou logo depois do almoço. Isso porque as fibras ajudam a controlar a glicemia, liberando gradativamente o açúcar no sangue e evitando picos exagerados, que podem estar relacionados a diabetes, obesidade e outras doenças. A queda repentina da glicemia faz o indivíduo sentir fome mais rapidamente e aumenta compulsão por doces.
3. Prefira chocolates amargos - Estes tipos de chocolates são ricos em antioxidantes. Poderá consumir 25 gramas da versão amarga diariamente, desde que seja, no mínimo, 50% cacau, que ajuda na prevenção de problemas cardíacos, vasculares, entre outros.4. Prepate doces de frutas - Uma dica saudável e prática é desidratar frutas no forno ou microondas. Ainda poderá regá-las com um fio de mel na hora de servir ou apenas polvilhar mel. Outra opção é levar à panela: compotas de bananas, goiabas e abóboras são fáceis de fazer e, muitas vezes, não precisam de açúcar.
5. Troque o açúcar pelo melado - O melado é fonte de cálcio, ferro, manganês, selênio, potássio e cobre. Segundo o Bolsa de Mulher, este produto é muito mais rico em ferro que a carne, sendo totalmente livre de gordura. O caldo reduzido da cana-de-açúcar ainda ajuda a manter o sistema digestivo saudável, prevenir e tratar problemas como acidez e constipação.