Polêmica entre os barbudos: o microbiólogo americano John Golobic publicou pesquisa explicando que barbas podem conter bactérias fecais… Argh! Algumas são até comparadas a banheiros sujos! A dra. Giovanna Moraes avisa que o principal problema é a falta de higienização correta das mãos depois de usar o banheiro. Assim não dá, né? Abaixo, confira algumas dicas para fazer a higiene da barba de modo correto:
Como limpar a barba apropriadamente? - Pra uma boa higiene, deve-se lavar diariamente com sabão em barra anti-oleosidade e, pra evitar o ressecamento, aplicar 2 vezes por semana – somente na barba, não no rosto todo – um shampoo 2 em 1 (com condicionador). Uma outra forma de evitar o ressecamento é aplicar óleo hidratante pra barba. Essa higiene diária evita o acumulo de bactérias. O ideal pras barbas mais longas seria higienizá-las após as refeições, transpiração excessivas e até depois de escovar os dentes. Também é recomendável manter o hábito de escovar as barbas mais cheias pra eliminar os pelos mortos.
Como evitar espinhas? - O excesso de barba pode causar aumento de oleosidade na pele do rosto e também a proliferação bacteriana própria da pele do rosto. Pra evitar espinhas faciais é preciso manter a pele limpa e aplicar semanalmente um esfoliante, sabonetes adstringentes com componentes secativos e usar filtros solares e outros cosméticos sem óleo na composição. Quais são os principais erros na hora de cuidar da barba? - Ao se barbear, passar a lâmina sentido contrário do pelo – isso fere a pele, deixando-a irritada e propensa a encravados e foliculite -; não aparar, porque cada parte da sua barba cresce uma velocidade diferente e você deve apará-la constantemente pra mantê-la saudável e por igual; não aplicar um pós-barba (que ajuda a higienizar e acalmar), não hidratar com pomadas e óleos (os óleos e hidratantes ajudam a mantê-la higienizada e macia). Os pelos faciais são muito grossos e secos, por isso é importante usar estes produtos. (MSN)