O Brasil tem mais de 280 milhões de linhas de celular. Com tantos aparelhos, muita gente está fazendo seguro do telefone para diminuir os prejuízos no caso de um assalto, por exemplo. Fazer um seguro pode ser uma boa opção, desde que o consumidor fique atento a todos os detalhes do contrato. Gabriela Esteves já foi roubada várias vezes e, cansada disso, resolveu fazer um seguro: “Meu celular já foi roubado sete vezes e já estou no meu oitavo aparelho celular. Eu paguei a franquia do seguro de cerca de R$ 600 e em 20 dias eu estava com um celular novo”. Com celulares cada vez mais sofisticados e caros, o seguro é uma opção para recuperar, pelo menos, parte do valor investido. Na maior seguradora do país, o faturamento com esse tipo de seguro cresceu 280% no ano passado. Antes de assinar o contrato, é fundamental conhecer bem os detalhes do serviço. Os pacotes podem ter cobertura nacional ou internacional e o pagamento mensal varia de acordo com o modelo e o valor do celular. A proteção pode ser completa ou apenas contra roubo e furto qualificado. Nesse caso, o cliente só recebe o seguro quando há ameaça verbal ou física e em casos de destruição de propriedade, ou seja, se o bandido, por exemplo, rasgar a bolsa ou quebrar o vidro do carro para levar o celular. Se a pessoa esquecer o aparelho em algum lugar e ele sumir, o seguro não vai cobrir. É importante avaliar os custos, como o valor da franquia, e fazer contas.