No final da tarde desta segunda-feira, 29 de maio de 2023, fiéis católicos tomam as ruas e avenidas da cidade de Jacobina, na procissão de São Benedito, o santo negro, descendente de africanos.
Com a presença do prefeito Tiago Dias, o cortejo saiu após missa na Igreja da Matriz com o padre José Vieira e seguiu com apoio do SMTT até a Igreja da Missão, de onde retorna para o ponto de partida.
São Benedito – O Santo negro, nasceu na Sicília, Itália, em 1526. Seus pais eram descendentes de escravos vindos da Etiópia e mais tarde, libertos por seus senhores, tomavam o sobrenome dos mesmos. Sempre que podia, São Benedito apanhava alguns alimentos do convento, metia-os nas dobras do burel e, disfarçadamente, os levava aos necessitados.
Conta-se que numa dessas ocasiões, o santo foi surpreendido pelo superior do convento, que perguntou:
“Que levas aí, na dobra do teu manto, irmão Benedito?”.
E o santo respondeu: “Rosas, meu senhor!”.
São Benedito desdobrou o burel franciscano e, em lugar dos alimentos suspeitados, apresentou aos olhos pasmos do superior uma braçada de rosas. É daí que vem a tradição da bênção dos pães de São Benedito. A Sua imagem leva um saquinho nas costas com pedaços de pães.
São Benedito morreu em 4 de abril de 1589 em Palermo, na Itália. O culto de São Benedito, um dos mais populares do país, é associado aos padecimentos dos escravos do Brasil.
Fonte: Augusto Urgente!