O ex-prefeito de Jacobina, Leopoldo Passos (Solidariedade), deve ficar de fora da disputa na próxima eleição municipal. É o que apontam informações do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). De acordo com o cadastro nacional, o ex-gestor municipal está com os direitos políticos suspensos de 04/04/2020 até 04/04/2025, após ter sido condenado pela Justiça por dano aos cofres públicos.
O processo envolvendo Leopoldo Passos data de fato ocorrido em 1997, durante a gestão de Paulo Maluf em que o gestor foi acusado de comprar frangos com preços superfaturados de empresas ligadas ao próprio prefeito de São Paulo e a Celso Pitta, ambos inocentados das acusações.
Em Jacobina, o ex-prefeito foi condenado por adquirir, sem licitação, 16 mil quilos de frango para a merenda escolar através da autarquia municipal Panela do Povo, considerada mera intermediária do negócio com uma empresa privada.
De acordo com a sentença proferida pelo juiz Walter Américo Caldas, a autarquia lucrou com a operação, em uma possível tentativa do ex-prefeito de injetar dinheiro na entidade e ocultar a sua má administração.
Com o impasse jurídico e a pré-campanha lançada, Leopoldo está sendo acusado pelo também ex-prefeito Rui Macedo de praticar estelionato eleitoral.
No dia 17 de maio, a Comissão Provisória do Avante em Jacobina, presidida por Macedo, ajuizou ação para comunicar à Justiça Eleitoral a suspensão dos Direitos Políticos do pré-candidato. Em decisão, o Juiz da 046ª Zona Eleitoral de Jacobina determinou que a Vara da Fazenda Pública informe se houve o devido cadastramento junto ao CNJ da condenação cível por ato de improbidade administrativa e inelegibilidade e determinou que a Seção de Direitos Políticos – SEDIP – do TRE-BA adote providências com vistas a atualização do cadastro eleitoral.
Confira abaixo publicação compartilhada por Rui Macedo: