Concedida pelo Instituto Lixo Zero Brasil e validada pela Zero Waste International Alliance, a certificação Lixo Zero é a forma mais segura de atestar que um estabelecimento ou empresa promove a correta gestão de resíduos sólidos e atingiu o nível de excelência no cuidado com o meio ambiente. Para conseguir o certificado é preciso atender pré-requisitos estabelecidos pela comunidade internacional e também envolver clientes, fornecedores e colaboradores em práticas diárias sustentáveis, tais como reutilização de produtos e matérias-primas, prevenção à poluição e desperdício e eliminação do uso de materiais tóxicos.
Na Bahia, a única unidade de ensino que assumiu esse compromisso foi a Escola Municipal Integral e Integrada Anísio Teixeira, do Povoado de Lagoa Nova, no município de Irecê. Além dos pré-requisitos fundamentais, o colégio conseguiu ainda desviar do aterro sanitário 96,4% de seus resíduos e é a 5ª do Brasil a receber a certificação.
A cerimônia de premiação aconteceu nesta terça-feira (6), na sede da escola, e contou com as presenças do prefeito Elmo Vaz, secretários municipais, vereadores, professores e alunos. O gestor de Irecê fez questão de parabenizar todos os alunos que fizeram parte do projeto e afirmou que vai replicar a ideia em toda rede municipal.
Saiba mais sobre o certificado no endereço eletrônico certificacaolixozero.com.br