O comerciante Éden Soidan tinha um Gol. O supervisor gráfico Raniere Borja também tinha. O verbo no passado serve para os 10.705 donos de Gol do país que tiveram seus veículos roubados ou furtados entre janeiro e março deste ano. E até para quem não virou estatística, o número tem uma consequência direta: o preço do seguro.
Nem todo mundo sabe, mas os modelos com maior índice de roubo são considerados de maior risco para as seguradoras e, por isso, o valor do seguro acaba ficando mais caro. “Existe um aumento de 10% a 15% por conta desses modelos serem mais visados, embora existam outras variáveis que influenciam no preço”, conta o corretor Carlos Renato Pontes Dias.
No caso do Gol, por exemplo, uma simulação solicitada pelo CORREIO à seguradora Porto Seguro mostra que o seguro de um veículo novo para um homem na faixa dos 30 anos, morador da Pituba (uma das áreas campeãs de roubo) ficaria em R$ 1.754,20, bem mais que os 1.380,67 de um Palio, apesar de ambos custarem a mesma faixa de preço (veja tabela na página seguinte). Na simulação, foi considerado o Gol Geração 5 e o Novo Palio, versões mais recentes dos dois veículos.
Os donos de Palio, no entanto, também não podem respirar aliviados. O modelo ocupa a terceira posição no ranking, elaborado pela Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização (CNseg), divulgado na semana passada. Foram 3.957 casos de Palios roubados no primeiro trimestre deste ano. Antes dele, outro veículo da Fiat: o Uno, com 5.042 casos registrados.
O Corsa (2.807) e o Celta (2.138) completam a lista dos cinco mais visados pelos ladrões. Os dados foram colhidos com o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).
Os mais roubados
Gol
Uno
Palio
Corsa
Celta
Fiesta
Monza
Fusca
Parati
Fox