Creio em todas as palavras proferidas por Jesus, e cada ensinamento Dele pode aplicar-se a minha vida e à de todos. Ao termos em mente que somos filhos de nosso Pai Celestial, quando buscamos o reino de Deus em primeiro lugar, adquirimos consciência de um novo objetivo na vida. (…) Somente ao abrirmos mão de nossa vida interior podemos erguer-nos acima dos instintos egoístas e sórdidos da natureza. (…)
Por praticamente dois mil anos, os homens têm considerado (os ensinamentos de Cristo) impossíveis de serem praticados — demasiado idealistas, dizem eles, mas se acreditarmos sinceramente na divindade de Cristo, que Ele é “o caminho, e a verdade e a vida”(ver João 14:6), não podemos duvidar verdadeiramente da aplicabilidade de Seus ensinamentos ao cotidiano.
É verdade que há enormes problemas a serem resolvidos: os males das favelas, os conflitos constantes entre empregados e empregadores, o alcoolismo, a prostituição, o ódio entre as nações e centenas de outras questões. Contudo, se seguido, o convite de Cristo para a integridade pessoal, a honra, a honestidade e o amor constitui o elemento básico para a solução adequada de todas essas dificuldades sociais e econômicas.
É certo que, antes de o mundo começar a pensar nesses ideais, o coração dos homens precisa mudar. Cristo veio ao mundo justamente com esse objetivo. O motivo principal para pregar o evangelho é transformar o coração e a vida dos homens. (…) Aqueles que se converteram (…) podem testificar como a conversão modificou sua vida. (…) Por meio da conversão, eles trazem paz e boa vontade ao mundo, em vez de conflitos (e) sofrimento.
Como primeiro passo, (…) tornem verdadeiramente aplicável o conselho de colocar-se no lugar da outra pessoa, a maneira mais segura de eliminar a amargura que caracteriza os mal-entendidos.
Nenhuma pessoa inteligente pode dizer verdadeiramente que a aplicação desse ato simples, se praticado entre as pessoas e nações, não tornaria o mundo um lugar melhor!
Igualmente eficazes e aplicáveis são Seus ensinamentos acerca do valor e do caráter sagrado da vida humana, da virtude do perdão, da necessidade da honestidade, de Sua condenação do pecado da hipocrisia e da cobiça, Seus ensinamentos sobre o poder salvador do amor e da imortalidade da alma.