O deputado estadual Luciano Araújo, presidente do Solidariedade/BA, esteve presente em várias posses de prefeitos, vices e vereadores, prestigiando seus filiados no dia primeiro de janeiro, entre eles, do prefeito reeleito de Conceição do Coité, Marcelo Araújo, do União Brasil. Em entrevista concedida ao Calila Notícias, ele disse que o Solidariedade teve o seu maior desempenho eleitoral no pleito realizado em outubro do ano passado na região Nordeste do País. O partido teve 1.183.307 votos para prefeito, vice-prefeito e vereadores.
A Bahia foi o estado onde o partido teve a maior votação no Nordeste, com 382.227 votos para prefeito, vice-prefeito e vereadores. Em segundo lugar, ficou Pernambuco com 149.910 votos e o Rio Grande do Norte em terceiro lugar com 145.653 votos. “Entre os estados do Brasil, a Bahia foi onde o Solidariedade teve a quarta maior votação”, destacou o parlamentar.
Segundo o deputado e presidente da sigla, nas eleições de 6 de outubro do ano passado, o Solidariedade elegeu 131 vereadores (as), 13 vice-prefeitos e quatro prefeitos na Bahia: Assis Porto, em Nova Fátima, Leandra Belitardo como a primeira prefeita na Bahia do partido, no município de Piritiba, Manoelito Argolo Junior (Entre Rios) e Zé Geraldo (São Félix).
Os vice-prefeitos eleitos: Valter, (Barra da Estiva), Marquinhos (Conceição do Coité), João Augusto, (Crisópolis), Val de Gude (Ibirapitanga), Samuel do Mercado, (Ibitiara) e Luza, (Itapé). Em Madre de Deus, foi eleito Amilton Pereira; Landinho (Manoel Vitorino), Paulino do Povo (Maraú), Altemar, (Pé de Serra); Juscelino, (Presidente Tancredo Neves), em Retirolândia, Rau, e em São Domingos, Fabinho.
Território do sisal – O SD teve um desempenho eleitoral muito grande elegendo três vice-prefeitos (Conceição do Coité, Retirolândia e São Domingos) e 13 vereadores com expressiva votação, a exemplo de Robson, vereador mais votado do município de Ichu, com 424 votos, correspondente a 7,68% e Arraia, com 243 votos (4,58%).
Nos dois maiores colégios eleitorais do território, Serrinha e Conceição do Coité, o primeiro é Serrinha, onde elegeu um vereador, e o segundo Coité, que elegeu o vice-prefeito e quatro vereadores. Em São Domingos, o SD elegeu o vice-prefeito Fabinho e dois vereadores, entre eles Nego Velho, o mais votado.
Em Valente, de onde o deputado é natural, não obteve êxito no resultado da majoritária, aonde o partido indicou o candidato a vice-prefeito, mais dois lugares na Câmara de 11 vereadores. Mesmo assim, o deputado ficou satisfeito, já que foi uma eleição onde o SD e o PSD uniram forças e perderam com pouco mais de 400 votos de frente para o prefeito que já estava no poder. O SD também elegeu vereador em Lamarão (01) e Candeal (01).
Território do Jacuípe – O SD elegeu o prefeito de Nova Fátima, Assis Porto, e o vice-prefeito de Pé de Serra, Altemar. Nestes dois municípios, onde o partido participa do executivo, não houve candidatos a vereador (a) da legenda.
Em Serra Preta, o SD elegeu dois vereadores e um deles, Diego Campos, reeleito com 5,33% dos votos, foi o mais votado.
O município com maior desempenho no território foi Gavião. Dos nove vereadores eleitos, quatro foram pelo SD, ou seja, Pantaleão Raposo, Victor de Raul Moura, Luiz de Maromba e Zé de Zuca. O SD também apresentou uma chapa para prefeito encabeçada por Antônio Cabeça, que obteve 44,94% dos votos.
Em Capela do Alto Alegre, o partido apresentou o nome de Iraesto Moreira para prefeito, obtendo 48,68%, ficando em segundo lugar e elegendo o vereador Beto, mais votado, com 8,83% dos votos válidos e Lucas de Peu, com 4,60% dos votos.
Gratidão a Marcelo Araújo e ao povo de Conceição do Coité
O deputado Luciano Araújo encerrou sua agenda de posse em Conceição do Coité e durante seu discurso disse que não poderia faltar, já que segundo ele, se não fosse Marcelo e o povo de Coité ele não estaria deputado. Serei grato sempre, Marcelo, a você e a este povo de Conceição do Coité e a este grupo político que aqui nós temos, o ex-prefeito Vertinho, o ex-vice-prefeito Renato e o atual vice Marquinhos, o vereador Nego Jai a quem cumprimento em nome de todos que caminharam junto na nossa campanha”.
Luciano disse que já se passaram dois anos do seu mandato e ele fez o possível e o impossível para ajudar Coité, e que nestes próximos dois anos irá ‘arregaçar as mangas’ para trabalhar muito mais.
Vale lembrar que o Solidariedade completou 11 anos em 2024, tendo participado de três eleições municipais: 2016, 2020 e 2024.