O auditório do Colégio Wilson Lins em Valente, município do Território do Sisal ficou completamente lotado na manhã desta terça-feira (17) data que marcou a solenidade de diplomação dos eleitos nas eleições de 6 de outubro para os cargos de prefeito, vice-prefeito, vereador e suplentes de vereador das cidades de Valente e São Domingos que pertencem a 120ª Zona Eleitoral.
A solenidade foi presidida pela juíza Renata Furtado Folígno, ela que convidou para fazer parte da mesa as delegadas Rosangela Batista, titular da Delegacia de São Domingos, e Edileusa Sueli Ramos, da Delegacia de Valente.
Conforme praxe em atos públicos, a cerimônia começou com o Hino Nacional brasileiro, em seguida a juíza fez a abertura oficial do evento. A magistrada disse que este ato marca a conclusão formal de todo processo eleitoral, tendo iniciado lá atrás com resoluções no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e TRE (Tribunal Regional Eleitoral); filiações partidárias, convenções, registros de candidatura, propaganda eleitoral, as eleições 2024, proclamação dos eleitos, prestação de contas,” e hoje, finalmente estamos procedendo à entrega dos diplomas aos eleitos. O diploma nada mais é que a certificação, a confirmação pela justiça eleitoral de um candidato eleito conforme as regras vigentes do País, está apto a tomar posse.
Após o breve discurso da juíza, a mestre de cerimônia convidou os primeiros suplentes da cidade de São Domingos, em ordem crescente de votação. Jair Anderson Braz Santos, primeiro suplente do Solidariedade, ele que obteve 117 votos. Em seguida, Jarbas Santos (PS) do Avante com 168 votos; Elenilda Santana de Araújo (PS) do PSD, 318 votos; Camila de Queiroz Carneiro (PS) do MDB, 347 votos. Genival Araújo Carneiro (PS) da Federação Brasil de Esperança (FBE), 321 votos, não esteve presente, devendo requerer posteriormente o diploma no cartório eleitor.
Na sequência foram chamados os primeiros suplentes de Valente – José Augusto Queiroz da Cunha Federação Brasil de Esperança formada pelo PT PCdoB e PV, 379 votos; Luiz Alves de Araújo, Avante 395 votos; Anatalino Inácio Filho PSD, 709 votos e Antônio Aloísio Oliveira, Solidariedade, 722 votos.
Seguindo o protocolo, o cerimonial chamou para o palco os eleitos vereadores em 6 de outubro em São Domingos, também na ordem crescente de votação. Herbert Santana PSD, 427 votos; Benercleno Santos, (FBE) 430 votos; Jotair Batista MDB, 433 votos; Rodroaldo Lopes, Solidariedade, 435 votos, José Vanderlon Teixeira PSD, 448 votos; Jicledio Oliveira, Avante, 469 votos; Agnaldo Freitas, PSD, 501 votos; Lucival Araújo, MDB 566 votos e por último o vereador mais votado no último pleito, Josenilton Santos, Solidariedade, 621 votos. Ele fez um breve discurso de agradecimento representando os demais.
Por fim os últimos diplomados para representarem Valente no Legislativo 2025 – 2028 foram: Lucivaldo Silva, Avante, 711 votos; Robson Santos, Avante 732, Gutemberg Cunha, Solidariedade, 851, Juvanda Gomes (FBE) 875 votos, Ivagner Araújo, Solidariedade, 884 votos, Gabriel Amaral PSD, 935 votos; Wagton Mota Avante 998; Genilton Moraes Avante 1.127 votos; Igor Mascarenhas PSD, 1.161 votos e Fabrício Morais Martins, vereador mais votado, filiado ao PSD, 1.216 votos. Ele também usou da palavra em nome dos demais diplomados para o Legislativo valentense.
Veja a galeria com as fotos de todos diplomados no fim desta matéria
Diplomação dos vices e prefeitos
Fábio Luiz da Silva Ferreira (Solidariedade) Fabinho do Santo Antônio, como é conhecido, eleito vice-prefeito de São Domingos, foi o primeiro a receber o diploma. Em seguida, o prefeito reeleito Ilario Carneiro (PSD) também comemorou após receber o diploma das mãos da juíza.
Foi lhe concedido um tempo breve para discurso e ele lembrou que há quatro anos, em plena pandemia do novo Coronavírus, a diplomação aconteceu de maneira remota e que estava sendo tudo novo nesta segunda diplomação e que é muito especial para ele, está sendo honrado com a presença das pessoas que não estiveram presentes na outra diplomação e hoje estão compartilhando esta alegria.
Após o discurso de Ilario, o vice-prefeito eleito de Valente, Idaildo Araújo Oliveira, popularmente conhecido como Dica (FBE) foi convidado para receber o primeiro diploma de cargo político de sua vida, já que pela primeira vez ele concorreu a cargo eletivo.
O prefeito Ubaldino Amaral foi diplomado prefeito pela quarta vez, passando a ser um dos gestores que mais dirigiu o município de Valente. No total, ele recebeu o sétimo diploma, antes, foi diplomado vereador no ano 1992 e duas vezes vice-prefeito entre o fim da década 1990 e início de 2000.
O prefeito Ubaldino Amaral iniciou agradecendo à população valentense e à Justiça Eleitoral, à família, saudou a todos os presentes, lembrou das conquistas obtidas até hoje e prometeu fazer um governo ainda melhor. Justificou a ausência da esposa Lúcia Amaral e da filha Mabel, por uma causa justa, foram à Salvador receber um prêmio Selo UNICEF.
Portanto, o próximo passo será a posse em primeiro de janeiro de 2025 e prestarão serviços à população até 31 de dezembro de 2028.
GALERIA DOS VICES E PREFEITOS